-88888iop

353 palavras 2 páginas
“Dorian Gray é jovem e charmoso por fora e velho e corrupto no seu interior. Ele é decididamente inconsistente em suas relações sociais e em seus interesses, embora pareça extramamente consistente.Discuta a duplicidade presente em todo o romance.”

São Paulo

LETRAS

Trabalho apresentado à disciplina de Literatura da Língua Inglesa, do curso de Letras/FMU, sob orientação do professor_________________.

O romance trata a história de Dorian Gray, personagem principal, um homem que inicialmente apresentava-se ingênuo e que ao longo da história mudou sua percepção e visão demundo por influência de Lorde Henry Wotton. Basil Hallward, pintor e artista moralmente correto que tem Dorian como sua maior fonte inspiração demonstra na história que entre eles acontece um “romanceartístico”, um romance entre a arte e sua inspiração, é ele quem presenteia Dorian com um quadro quase perfeito de sua imagem.
Depois do pacto feito por Dorian se funde à pintura e a partir de entãosua aparência física não mais se modifica, enquanto o retrato passa a registrar todas as mudanças, marcas, e cicatrizes, não apenas físicas mas de sua alma que vai se degenerando de acordo com suaatitudes. Dorian descobre sua beleza e a partir dessa ideia aproveita de sua juventude eterna e usufrui de forma inconsequente e irresponsável. Apaixonado pela artista Sibyl Vane, Dorian a pede emcasamento mas desiste logo depois de assistir uma de suas apresentações teatrais pois descobre que a bela não atuava tão bem quanto o esperado, o que o fez com que a humilhasse e a desprezasse. Virou-lheas costas e nunca mais voltou porém ao chegar em casa e olhar seu retrato Dorian assustou-se quando percebeu que o quadro havia se alterado, e que o sorriso pintado, agora; já não era o mesmo. O que oretrato mostrava era um sorriso cínico e maldoso, Dorian pode então perceber que o retrato agora era nada mais nada menos do que a imagem da sua alma, e com um bom gesto pensa em desculpar-se com...

Relacionados