HOMENS E HOMENS

Páginas: 21 (5110 palavras) Publicado: 25 de agosto de 2014


João Victtor Gomes Varjão






Fichamento Informativo de Antropologia e Comunicação: Princípios Radicais
de José Carlos Rodrigues
















































RODRIGUES, J. C. Os outros e os outros. In: Antropologia e Comunicação: Princípios Radicais. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2008.
Homens e crocodilos
“Omundo começou sem o Homem e terminará sem ele” (RODRIGUES apud LÉVI-STRAUSS, 2008, p. 112). O antropólogo contempla o mundo, ao seu redor, com a perspectiva macroscópica, como um astrônomo. Ele vê o mundo como ele é, isso faz com “que enormes ‘todos’ se resumam a partículas de outros muito maiores. ” (p. 112). Mas, diferente do astrônomo, ele também observa o mundo de maneira microscópica, de maneiraque ele possa perceber que os “todos” são passageiros, e não são efetivamente todos. Ou seja, “todos” são pontos de vistas de totalizações artificiais, que podem ser desfeitos a partir de outros pontos de vista.
Colocando o Homem na escala no Universo e de suas transformações, ele não seria uma totalidade ou produto mais importante, mas seria apenas mais um dele. “Seria uma função possível, deum mundo que poderia muito bem, como o fez durante a maior parte de sua história, existir sem ele. ” (p. 114). Ou seja, o homem, mesmo com seus clamores de grande, é pequeno em relação ao Universo.
O Homem também é modificador do mundo, diferente dos agentes geográficos, por sermos menos que eles – esse homem não seria o Homem da Revolução Industrial e a da autodestruição. Mas sim o homem“modificador do mundo, no sentido de inventor: criador de mundos novos” (p. 114) de universos que tem contato próximo e direto com o próprio.
De qualquer maneira, o Homem ainda é um animal, mesmo sendo inventor. Outros não poderão conhecer seu mundo, pois há diversas características que o possibilitam viver e entender esse “mundo inventado”. “(...) cada animal” possui “dois mundos, numa relação certamentemuito complicada: um, exterior e preexistente; outro, interior e construído. ” (p. 114)
Toda noção de “realidade” é desconstruída, não existe realidade por si só, há várias realidades, e nenhuma têm mais valor que a outra, pois cada uma é equivalente à sua necessidade.
Dessa maneira, a noção de mundo do homem é antropocêntrica. “O antropocentrismo é a condição inicial e final de toda relaçãodo Homem com o universo. ” É desse ponto de vista que chegamos às nossas verdades, e construímos mundos dentro do Mundo. “O antropocentrismo é a lente sem a qual somos cegos e – pior – sem imaginação. O Homem não tem acesso ao mundo tal qual é – ao mundo independente das lentes de sua humanidade. É escravo de seus óculos: percebe não o que é, ou parece ser, mas o que transparece por seus cristais.” (p. 115).
Mas essas “lentes” não podem esquecer que o homem ainda é um produto do mundo, e que ele só cria “um mundo: o dos homens”. Não há abismos entre o homem e o mundo ao redor, nem pontes.
O real só é real para nós mesmos, pois todas as informações que nos são recebidas (cores, cheiros, imagens) são codificadas e enquadradas em uma grade de relações. “(...) os dados imediatos dapercepção sensível não são material bruto... consistem em propriedades distintivas abstraídas do real...” Assim, os questionamentos se o que se povoa na mente das pessoas é algo meramente contemplativo ou gravado por experiências, não têm mais sentido – está agarrado ao Homem. (p. 116)
A cultura, as culturas
A Cultura é lente que o homem, antropologicamente, enxerga o mundo. O homem é capaz deconvencionar socialmente sua própria visão de mundo, sem dependência de uma programação orgânicas. O mundo, convencional, criado pelos homens é bastante “transformável no tempo e no espaço, submetendo-se apenas às suas leis próprias de transformação”. (p. 116) E isto é a essência da Comunicação Simbólica.
Por isso, essa lente cultural é multifocal, não existindo A cultura – sendo este termo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Homens. homem?
  • Homem
  • O que é homem?
  • homem
  • homem
  • HOMEM
  • homens
  • O homem: quem é ele?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!