86834690507

1716 palavras 7 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8

REFERÊNCIAS............................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO
A questão social iniciada na terceira década do século XIX teve seus desdobramentos ao longo dos séculos formando assim um conjunto de problemas políticos, sociais e econômicos que o surgimento da classe operária impôs no curso da constituição da sociedade capitalista. Assim a “questão social” está fundamentalmente ligada ao conflito entre o capital e o trabalho.
Nesse contexto, ressaltaremos as alterações na relação Estados e sociedade, destacando o enfrentamento atual da questão social e o incentivo ideológico do capital à participação da sociedade.
É importante considerar a relevância deste debate, principalmente quanto às repercussões diretas no acesso e no reconhecimento dos direitos sociais, bem como no fazer profissional dos envolvidos na intervenção social.
Contudo estamos de acordo que na contemporaneidade a questão social se expressa sobre novas e diferentes formas, como nos impactos das transformações no mundo do trabalho, nas particularidades da formação social e econômica de cada país, nos padrões de proteção social, e ainda nas formas de enfrentamentos de suas expressões pela classe trabalhadora.
Com base em tais transformações, buscamos enfatizar os impactos trazidos pelas expressões da questão social perante as transformações na sociedade, em especial no mundo do trabalho, com subsídio de um veículo de informações voltado para o público jovem, e assim, promover uma breve reflexão sobre a questão social e os desafios cabíveis a categoria profissional do serviço social na cena contemporânea.

2 DESENVOLVIMENTO A questão social apresenta-se carregada de influências históricas, políticas e culturais, embora não tenha

Relacionados

  • 86834690507
    584 palavras | 3 páginas
  • 86834690507
    724 palavras | 3 páginas
  • 86834690507
    1999 palavras | 8 páginas