pokç

2122 palavras 9 páginas
CULTURAL OCIDENTAL: CULINARIA JAPONESA
Kayto Zanith
Carolina Heringer
Matheus Machado
Gabriel Maués
Bruna Miranda
Milenna Lacerda*
RESUMO
Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a culinária japonesa, seus elementos e como ela é capaz de produzir conhecimento. Assim, como a história do Japão oscila entre várias épocas, com abertura e fechamento às influências estrangeiras, a culinária nipônica segue digerindo seus valores externos e criando suas marcas. A culinária do país é muito rica e envolve vários rituais que não dizem a respeito somente em comer, mas todo o ritual que ela representa, para com religião, corpo e saúde. Isso ajuda a entender bastante como decorre a vida da população japonesa e os círculos de relação que elas desenvolvem.
PALAVRAS-CHAVE: Japão, culinária japonesa, sushi, ocidente, cultura.
INTRODUÇÃO
Um longo caminho foi percorrido antes que a cozinha do arquipélago chegasse à sofisticação dos sashimis, sushis e outros pratos admirados no mundo inteiro. Essa tradição que busca alimentar os cinco sentidos, o espírito e o corpo. A cultura japonesa é muita rica em todos os quesitos: musicais, artísticos, literários e na culinária não poderia ser diferente.
O conceito de cozinha de arquipélago originou-se, pois o Japão é uma ilha, de um lado ele tinha todos os pescados e frutos do mar, de outro lado a cultura chinesa, que influenciou muito, pois foi de onde vieram as primeiras sacas de arroz que mais tarde viriam a ser usadas no Japão. Nesse contexto territorial a culinária se desenvolveu basicamente nesses dois elementos (pescado e arroz). Assim, surge o sushi, que não nasceu como conhecemos hoje, pois em seus primórdios ele tinha uma forma muito mais rebuscada e todo o ritual que o envolvia para degusta-lo era diferente.
*Informações dos Autores: O artigo científico foi criado pelos estudantes: Kayto Zanith, Carolina Heringer, Bruna Miranda, Matheus Machado, Gabriel Maués e Milenna Lacerda. Membros do primeiro período da Escola de

Relacionados

  • sindrome de gorlin
    4171 palavras | 17 páginas
  • Absorção atomica
    5712 palavras | 23 páginas
  • Analise instrumental
    15132 palavras | 61 páginas
  • Analise instrumental
    15036 palavras | 61 páginas