7Habitos: ganha/ganha

990 palavras 4 páginas
CINCO DIMENSÕES DO GANHA/GANHA

Pensar em Ganha/Ganha é o hábito da liderança interpessoal.
Para tal é necessário envolver diversos dons humanos – autoconsciência, imaginação, consciência e vontade independente – no relacionamento com outros. Tudo isto implica uma aprendizagem mútua, influência e benefícios mútuos. A criação de benefícios mútuos exige muita coragem, principalmente se interagirmos com pessoas agarradas ao Ganha/Perde.

A liderança interpessoal eficaz exige visão, proactividade, segurança, orientação sabedoria e poder que derivam de uma liderança pessoal centrada em princípios. O princípio Ganha/Ganha abrange cinco dimensões interdependentes da vida, a começar pelo caracter, passa pelos relacionamentos de onde derivam os acordos. Este é alimentado pelo meio onde a estrutura e os sistemas se baseiam no Ganha/Ganha. E inclui um processo. Não é possível atingir metas
Ganha/Ganha por meios Ganha/Perde ou Perde/Ganha.
(Ver imagem)

Caracter
O caracter é a base do Ganha/Ganha e tudo se apoia nesta base. Os três traços essenciais do caracter são:
Integridade – é o valor que damos a nós mesmos. Quando baseamos a nossa vida nos nossos valores, tomamos decisões e agimos proactivamente com base neles, desenvolvemos a autoconsciência e a vontade independente, e dessa forma honramos as promessas e compromissos importantes. Se não o fizermos este honrar dos compromissos perde todo sentido. Dessa forma os outros percebem a ambiguidade e recuam, perdem a confiança e o Ganha/Ganha passa a ser uma técnica inócua. Dai a importância basilar da integridade.
Maturidade – é o equilíbrio entre a coragem e a consideração.
É “a habilidade de expressar sentimentos e convicções de modo a considerar os pensamentos e emoções das outras pessoas” – Hrand Saxenian.
Para as organizações nos processos de recrutamento ou mesmo nos planos de promoção este traço está sempre presente, sendo no entanto usadas outras designações a qualidade ali procurada é

Relacionados

  • Ciee
    4609 palavras | 19 páginas