766941 Estudo De Caso Respirat

746 palavras 3 páginas
Estudo de caso: FIBROSE PULMONAR

Histórico: Um homem, de 30 anos de idade, deu entrada no hospital apresentando com angústia respiratória, dificuldade respiratória progressiva, além de dificuldade de fazer exercício. Sente fome, mas não consegue comer, pois, “perde o ar”.

Exame clínico: O exame revela um indivíduo magro que respira pela boca. A freqüência respiratória está elevada, mas o paciente queixa de falta de ar parece obter pouco ar apesar do grande esforço inspiratório, quando se observa a depressão dos espaços intercostais. Não há dificuldade de expiração; as costelas se colapsam rapidamente, e não há um esforço abdominal acentuado. O exame revela membranas mucosas ligeiramente azuladas. Os sons pulmonares não são notáveis. Todos os outros sistemas são normais. As radiografias do tórax mostram opacificação nas porções do pulmão que normalmente são preenchidas por ar. Os brônquios estão normais. Os principais achados do teste de função pulmonar são mudança elevada da pressão pleural durante a respiração, resistência normal das vias aéreas, e complacência pulmonar estática diminuída. O volume corrente está bastante reduzido.

Relacione: Como a queixa do paciente pode ajudar no diagnóstico diferencial de fibrose pulmonar?

Estudo de caso: DOENÇA CRÔNICA DAS VIAS AÉREAS

Histórico: Um homem, de 60 anos de idade, deu entrada no hospital apresentando tosse e intolerância progressiva ao exercício durante 5 anos. Recentemente seu problema se tornou mais grave, de modo que o indivíduo apresenta dificuldade respiratória enquanto em repouso. A tosse é freqüente e geralmente piora em lugares fechados. Apresenta um apetite normal; porém está perdendo peso, mesmo se alimentando.

Exame clínico: O exame revela um indivíduo magro, com narinas abertas e expressão de ansiedade. A freqüência respiratória está elevada, e os movimentos respiratórios estão acentuados. Durante a inspiração, observa-se depressão dos espaços intercostais. A parte inicial da

Relacionados