72500267915

Páginas: 14 (3355 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2014
A RELAÇÃO ENTRE O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA (PDE) E O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA (PPP):
CONCEPÇÃO E AVALIAÇÃO

Mirza Seabra Toschi
Marília Fonseca
João Ferreira de Oliveira


A pesquisa Novos modelos de gestão da educação básica – o que mudou na escola? , apresentada aqui nos aspectos do Plano de Desenvolvimento da Escola e sua relação com o ProjetoPolítico-Pedagógico, desenvolveu entrevistas semi-estruturadas com os agentes escolares, relacionados ou não ao Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), em duas escolas estaduais e três escolas municipais na cidade de Goiânia , totalizando 23 entrevistas. Foram entrevistados em cada escola pesquisada: o diretor, o coordenador do PDE, líderes de objetivos estratégicos e dois professores não envolvidos com as açõesdo PDE.
A análise das entrevistas permite que se faça uma série de inferências que apresentamos a seguir. Neste texto buscamos fazer relações entre a proposta do Projeto Político-Pedagógico (PPP) que as escolas vinham sendo incentivadas a desenvolver, segundo preceitos da própria LDB e, posteriormente, do Plano Nacional de Educação, e o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), proposta deplanejamento estratégico a ser desenvolvido pelas escolas, por meio de modelo gerencial concebido no âmbito de um acordo de financiamento entre o Banco Mundial (BM) e o MEC (Projeto Fundescola) a ser aplicado em escolas das regiões norte, nordeste e centro-oeste. O PDE traz um modelo de gestão da escola, dentro dos moldes de organização empresarial, e as escolas que fizerem adesão ao Plano eplanejarem nos moldes determinados recebem os recursos para desenvolvimento das ações estabelecidas .
As falas dos entrevistados permitem que se afirme que as escolas já vinham, de alguma forma, buscando implementar a gestão democrática e o PPP, antes da chegada do PDE . Os entrevistados informam, ainda, que o PDE é bom porque traz recursos para as escolas e porque permite que sejam executadas tarefasdefinidas no PPP. Mais da metade dos entrevistados tem clareza de que o PDE permite a execução das metas do PPP, uma vez que “com o PDE se pode fazer um acréscimo no PPP”. Assim, muitos entendem que “o PDE veio complementar o PPP”.
Em relação às diferenças e semelhanças entre os dois programas, os que demonstram melhor compreensão das diferenças entre PPP e PDE são os profissionais que têm algumarelação com os projetos do PDE. Há professores que dizem que está tudo muito confuso. “Ainda não se sabe se o PDE é mais um PPP ou um apêndice. Ficou essa confusão”, diz um professor de História de uma escola estadual.
Alguns professores não vinculados ao PDE nem sabem o significado de PDE e de PPP. Grosso modo, os professores não vinculados parecem ser organizados em dois tipos: os que não têmresponsabilidades de acompanhamento de alguma meta do projeto e são totalmente alheios ao que ocorre na escola. Respondem por monossílabos, falam evasivamente e dizem desconhecer os programas. Há os que embora sem vínculo com o PDE, mantêm-se informados, acompanham as ocorrências e se posicionam e avaliam criticamente o que ocorre na escola.
De forma quase geral, os entrevistados reafirmam que oPPP é a alma da escola e que o dinheiro do PDE ajuda a concretizar as metas do PPP. Há, porém, uma diretora de uma escola estadual que disse que PDE e PPP são uma coisa só, que não dá para separar. O coordenador do PDE, da mesma escola, tem a mesma compreensão e diz que “o PDE está dentro do PPP e o PPP dentro do PDE, está virando uma coisa só”.
Todavia, apesar de estarem em posiçõessemelhantes, as opiniões dos líderes de objetivos do PDE não são unânimes. Um líder de escola estadual diz que as ações do PPP são menos desenvolvidas do que as do PDE. Vale lembrar que o controle do PDE é realizado externamente, em parte por técnicos das secretarias de educação e em parte por técnicos do MEC (Fundescola), sendo essa fiscalização bem mais intensa do que a do PPP, se é que esta ocorre....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!