60160985587

5215 palavras 21 páginas
PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA

1. Psicologia, introdução e conceito
A psicologia estuda o comportamento humano, levando em consideração aspectos biológicos, afetivos, históricos, espirituais, sociais e cognitivos. A psicologia é fruto do desejo e tentativa do homem por se conhecer.
Durante o decorrer de toda a história da humanidade o homem tem demonstrado interesse em conhecer suas origens. Podemos observar na escrita simbólica (desenhos) deixados pelos egípcios, a milênios atrás, sua preocupação com o ser humano. Encontramos desenhos/símbolos retratando suas angústias, ansiedades, alegrias, tristezas, etc.
Na Grécia antiga, muitos problemas levantados pela psicologia foram abordados de forma notável e constante. Os filósofos gregos estudavam de tudo: filosofia equivalia o saber e englobava todos os setores do conhecimento. Eles deram dimensões admiráveis a capacidade humana de pensar e especularam sobre os mais diversos aspectos da existência humana e do universo. Muitos temas que foram objetos de suas especulações incluem-se hoje, de uma forma ou de outra, na psicologia.
O próprio termo psicologia, embora tenha sido criado muitos séculos depois, são de origem grega, formado pelas palavras gregas: psique que significa alma ( e alma era definida pelos Gregos como a fonte da vida, o que animava ou dava vida ao corpo,) e, logos que significa estudo. Portanto, etimologicamente, psicologia significa estudo da alma.
Com o passar do tempo, a palavra Psicologia foi usada para indicar o estudo da alma, da mente e/ou do comportamento. Atualmente, para a maioria dos psicólogos, indica o estudo do comportamento dos organismos.
Com o passar do tempo, a palavra psicologia deixou de indicar estudo da alma e passou para o estudo da mente e/ou comportamento. Atualmente a psicologia é definida como o estudo do comportamento humano pelas limitações éticas de estudo que em muitos casos levam ao estudo do comportamento animas, para compará-lo ao comportamento humano, alguns autores

Relacionados