6 Plano de neg cios

Páginas: 48 (11921 palavras) Publicado: 21 de julho de 2015
1 Ideias e oportunidades de negócios: são boas ideias, às vezes, podem ser apenas boas ideias e não chegar a ser bons negócios, pois uma ideia, para virar um bom negócio, precisa passar por análises iniciais feitas pelo empreendedor. Segundo Dornelas (2008), uma ideia somente se transforma em oportunidade quando seu propósito vai ao encontro de uma necessidade de mercado, ou seja, quandoexistem clientes potenciais. “A mesma ideia pode significar um negócio promissor para uma pessoa enquanto para outra talvez permaneça como simples ideia”. Qual é a diferença entre ideia e oportunidade? Ideia: é gerada de forma aleatória. Oportunidade: é análise de negócio/mercado. Uma ideia somente se transforma em oportunidade quando seu propósito vai ao encontro de uma necessidade de mercado, ou seja,quando existem clientes potenciais. Identificar o mercado‑alvo é de fundamental importância para implementar seus projetos empresariais. Oportunidade: ideia isolada transformada em algo viável de se implantar, visando atender a um público‑alvo que faz parte de um nicho de mercado mal explorado.
1.1 Idéia certa no momento errado: Uma excelente ideia em momento errado é a típica ideia que não irápara frente. Para entender como o timing funciona, vejamos os negócios da área de informática. Se a empresa não for veloz no desenvolvimento de novos produtos, desde a ideia até sua implementação, provavelmente perderá a oportunidade de explorar um novo mercado. No caso de novos locais para turismo, o sucesso virá, certamente, com o boca a boca, com as pessoas que o conhecerem e que divulgarem aosconhecidos e amigos. Nesse caso, o bom atendimento aos turistas é mais importante do que a velocidade de implantação do negócio. Ambos os negócios possuem timing diferentes.
1.2 Oportunidade para atender a uma necessidade: Novas ideias vão surgindo sempre, mas é preciso estar atento ao ambiente em que se vive para aproveitá‑las. Para detectar essas oportunidades, é importante estar atento aoambiente externo, verificando o que poderia melhorar a vida das pessoas, reduzir custos, agilizar processos. Olhar para o ambiente externo com o espírito crítico e capacidade de análise é a melhor maneira de estimular a criatividade para gerar oportunidades de negócios.
1.3 A experiência no ramo de atividade: é o empreendedor ter uma ideia brilhante, mas num ramo sobre o qual ele pouco ou nada conhece.Infelizmente, as chances de sucesso são mínimas quando o empreendedor arrisca tudo em negócios cuja dinâmica do mercado e a forma operacional de tocar a empresa ele desconhece. Empreendedores de sucesso sabem que primeiro vem a paixão pelo negócio. Ganhar dinheiro com isso será uma consequência.
1.4 Fontes de novas idéias: Uma das mais conhecidas formas de estimular a criatividade é o métodobrainstorming (tradução literal: tempestade cerebral), que estimula a geração de novas ideias em grupo. Para Dornelas (2008), o brainstorming precisa de regras para acontecer adequadamente, ou serão apenas várias pessoas reunidas, divertindo‑se, sem compromisso com a geração de ideias. Portanto, é preciso que se sigam algumas regras: 1. ninguém pode criticar outras pessoas do grupo e todos são livrespara exposição de ideias, mesmo que pareçam absurdas; 2. em cada rodada, todos os participantes devem dar uma ideia a respeito do tópico em discussão e quanto mais rodadas melhor; 3. podem‑se dar ideias baseadas nas ideias anteriores de outras pessoas. Essas combinações são bem‑vindas e podem gerar bons resultados; 4. a atividade deve seguir sem que haja uma pessoa dominante, apenas deve sergarantido que todos participem; 5. após a seleção natural das ideias, elas deverão passar pelo crivo do empreendedor, que fará uma análise mais detalhada numa segunda etapa, não nesse momento. Nesse caso, o feeling do empreendedor é muito importante.
O que é feeling? Feeling é um sentimento, uma sensação. Dizemos que o empresário que teve feeling para o negócio, teve uma intuição de que seria um bom...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AULA 6 PLANO DE NEG CIOS
  • Plano De Neg Cio
  • Plano De Neg Cio Brinktech
  • MODELO PLANO DE NEG CIO
  • O Que Um Plano De Neg Cios
  • PLANO DE NEG CIOS PCC
  • Plano de Neg cio
  • A Elabora O Do Plano De Neg Cio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!