56786556464

1349 palavras 6 páginas
UNIP- Universidade Paulista
Acadêmicos:
Aluna: Luana Ferreira Lima RA: C37074-6
Aluna: Leandra Severino Ferreira RA: C29ADI-0
Curso: Engenharia Civil
Turmas: EC1A30

CIÊNCIAS SOCIAIS

Brasília, 04 de Novembro de 2014
1- Como Gilberto Freyre aponta a formação do povo brasileiro no livro ”Casa Grande e Senzala”? Casa Grande e Senzala é um livro do sociólogo brasileiro GILBERTO FREYRE publicado em 1933.
Freyre apresenta a importância da casa-grande na formação sociocultural brasileira, assim como a da senzala na complementação da primeira. Além disso, Casa Grande e Senzala enfatiza a formação da sociedade brasileira no contexto da miscigenação entre os brancos, dos negros e dos diferentes indígenas.
( Com relação ao Brasil, que o diga o ditado: “Branca para casar, mulata para f..., negra para trabalhar”; ditado em que se sente, ao lado do convencialismo social da superioridade da mulher branca e da inferioridade da preta, a preferência sexual pela mulata... (Freyre, Gilberto. Casa Grande e Senzala. pág.72).
Na opinião de Freyre, a propria arquitetura da Casa-Grande expressaria o modo de organização social e politica do BRASIL, o patriarcalismo. Tal estrutura seria capaz de incorporar os vários elementos que comporiam a propriedade fundiária do Brasil colônia de mesmo modo, o patriarca proprietário da terra considerado dono de tudo que nela se encontrasse: escravos, parentes, filhos, esposa, amantes, padres, poliricos. Este domínio se estabeleceu incorporando tais elementos e não de excluindo-os. O patrão se expressa na Casa-Grande que é capaz de abrigar desde escravos ate filhos de patriarca e suas respectivas famílias.

2- Existe Racismo no Brasil? Explique sua resposta.
Sim, O racismo é qualquer pensamento ou atitude que separam as raças humanas por considerarem algumas superiores a outras. Quando se fala de racismo, o primeiro pensamento que aparece na mente das pessoas é contra os negros, mas o

Relacionados