5505504

Páginas: 3 (556 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Os astronautas que, pela primeira vez, subiram ao espaço na década de 60 nos enviaram de lá uma imagem que nunca a humanidade havia visto antes? A imagem do planeta Terra – onde vivemos. Homemnenhum, antes deles, havia visto o planeta em que vivia de tão longe. E, ainda hoje, quando olhamos a Terra vista a distância , ficamos impressionados com sua beleza:Lá está ela, uma imensa ‘’bola azul’’,vagando solitária no espaço.
Vista do espaço, a Terra chama nossa atenção também pela sua quietude. É como se nada se movesse sobre ela. No entanto, sabemos que, aqui, existem milhões de espéciesde seres vivos, cada uma desempenhando um papel único em relação ao todo. E mais: sabemos, também, que toda essa ‘’multidão’’ de seres vivos que os cientistas chamam de biosfera esta comprimida numaestreita faixa de terra, água e ar de cerca de um quilometro de espessura e espalhado por mais de meio bilhão de quilômetros quadrados de superfície.
Entre os seres vivos que habitam esse planeta,podemos encontrar os mais diversos tipos e variações. E – tal qual uma historia sem fim – os cientistas tentam exaustivamente enquadrar e classificar essa imensa variedade de seres em grupos, paramelhorar estudar-los e entende-los. Há desde pequenas bactérias ate as grandes baleias; como há, também, desde os que produzem seu próprio alimento, como as plantas, ate aqueles que dependem do alimentoproduzido pelos outros, como os animais. Não e a toa que se diz que a biodiversidade nesse planeta e imensa. Temos mesmo uma diversidade de formas de vida impressionante.
Mas temos, também, umproblema: toda essa imensa variedade de seres vivos esta interligada como uma imensa teia viva e depende da energia do Sol que chega de superfície do nosso planeta. Para piorar nossa situação, há umaagravante: a energia do Sol que chega e pequena – apenas cerca de 10% - e, conforme vai sendo usada pelos seres vivos, vai diminuindo. Vivemos, portanto, , em constante ‘’luta’’ em busca de energia e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!