generos

Páginas: 5 (1013 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
O que é Trovadorismo:
Trovadorismo foi um movimento poético e literário iniciado no século XI, no sul da França, na região da Provença. Nessa época as poesias eram feitas para serem cantadas ao som da flauta, viola ou alaúde.

Aspectos históricos do Trovadorismo: A sociedade submissa á Igreja.
Da idade média á sociedade vivia no feudal (grandes latifúndios comandados pelos nobres e faziam osservos (trabalhadores) á trabalharem com condições sub-humanas) e era formada por três grupos: clero, nobreza e povo. Percebe-se que continha uma relação de dependência definida nas camadas sociais: os trabalhadores rurais (servos) eram vassalos dos nobres, que por sua vez, eram vassalos do rei que eram vassalos.
“Da vontade divina”.
A sociedade era contida pelo espírito teocêntrico, em outraspalavras, Deus era como o centro do Universo, contribuía para manter e justificar o sistema feudal. Pode-se exemplificar: "um servo será servo para sempre, pois Deus quis assim e sempre será!" A sociedade feudal era extremamente religiosa, frequentava a igreja, romarias, peregrinações e cerimônias religiosas.

A visão teocêntrica e a relação de vassalagem iriam caracterizar não apenas aliteratura como também a pintura e a arquitetura.
Trovadores
Na lírica medieval, os trovadores eram os artistas de origem nobre, que compunham e cantavam, com o acompanhamento de instrumentos musicais, as cantigas (poesias cantadas). Estas cantigas eram manuscritas e reunidas em livros, conhecidos como Cancioneiros. Temos conhecimento de apenas três Cancioneiros. São eles: “Cancioneiro da Biblioteca”,“Cancioneiro da Ajuda” e “Cancioneiro da Vaticana”.

Os trovadores de maior destaque na lírica galego-portuguesa são: Dom Duarte, Dom Dinis, Paio Soares de Taveirós, João Garcia de Guilhade, Aires Nunes e Meendinho.

No trovadorismo galego-português, as cantigas são divididas em: Satíricas (Cantigas de Maldizer e Cantigas de Escárnio) e Líricas (Cantigas de Amor e Cantigas de Amigo).Cantigas de Maldizer: através delas, os trovadores faziam sátiras diretas, chegando muitas vezes a agressões verbais. Em algumas situações eram utilizados palavrões. O nome da pessoa satirizada podia aparecer explicitamente na cantiga ou não. Ex.:
Ai! dona feia! Fostes vos queixar
Porque nunca vos louvei em meu trovar
Mas, agora quero fazer um cantar
Em que vos louvarei, todavia,
E vide como vosquero louvar:
Dona feia, velha e louca!
Cantigas de Escárnio: nestas cantigas o nome da pessoa satirizada não aparecia. As sátiras eram feitas de forma indireta, utilizando-se de duplos sentidos. Ex.:
Lá vai: Era um menino que vinha do extra,
Oh yeah!
com uma sacola e ficou com vergonha
Oh Oh No!
e depois ficou envergonhado pós ele
estava só de cueca!
ele se lembrou que iam irdele então
decidiu tocar fogo no prédio imaginário dele,
ele era uma criança muito engraçado,
apesar de não aparecer criança.
Cantigas de Amor: neste tipo de cantiga o trovador destaca todas as qualidades da mulher amada, colocando-se numa posição inferior (de vassalo) a ela. O tema mais comum é o amor não correspondido. As cantigas de amor reproduzem o sistema hierárquico na época dofeudalismo, pois o trovador passa a ser o vassalo da amada (suserana) e espera receber um benefício em troca de seus “serviços” (as trovas, o amor dispensado, sofrimento pelo amor não correspondido). Ex.:
Conheço certo homem, ai formosa,
Que por vossa causa vê chegada a sua morte;
Vede quem é e lembrai-vos disso;
Eu, minha senhora.

Conheço certo homem que perto sente
De si a morte chegadacertamente;
Vede quem é e tende-o em mente;
Eu, minha senhora.

Conheço certo homem, escutai isto:
Que por vós morre e vós desejais que ele parta;
Vede quem é e não vos esqueçais dele;
Eu, minha senhora.

Cantigas de Amigo: enquanto nas Cantigas de Amor o eu-lírico é um homem, nas de Amigo é uma mulher (embora os escritores fossem homens). A palavra ‘amigo’ nestas cantigas tem o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GENEROS
  • Genero
  • Gêneros
  • genero
  • Generos
  • Genero
  • generos
  • Generos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!