5

Páginas: 7 (1506 palavras) Publicado: 13 de abril de 2015
5. O sistema simpático é antagonista (atua ao contrário) ao parassimpático em um determinado órgão, mas existem algumas exceções como nas glândulas salivares, onde os dois sistemas aumentam a secreção.
No entanto é importante ressaltar que os dois trabalham em harmonia para a coordenação da atividade visceral adequando o funcionamento de órgãos as diversas situações no qual é submetido. 
OParassimpático apresenta ação sempre localizada em um órgão ou região do organismo. Já o simpático possui uma localização mais difusa atingindo vários órgãos. Veja o quadro comparativo.
6. O sistema nervoso autônomo (SNA) e o sistema endócrino atuam em conjunto, regulando as atividades metabólicas dos diferentes órgãos e tecidos do corpo, a fim de manter a homeostase.
O SNA utiliza impulsos nervosos elibera neurotransmissores nos terminais nervosos para obter uma resposta rápida e localizada. O sistema endócrino tem uma resposta mais lenta e difusa pela síntese e liberação de hormônios na circulação sangüínea, mas seu efeito é mais duradouro do que o estímulo nervoso.

7. O ato reflexo é o mais rápido mecanismo de estímulo e resposta do sistema nervoso. Ocorre quando reagimos de maneirainstantânea e involuntária a estímulos ambientais. Alguns reflexos são inatos, como a flexão da perna de um recém nascido ao se fazer cócegas em seus pés. Outros são adquiridos, como o de se assustar ao ver um animal feroz ao nosso lado quando estamos distraídos.
Certos reflexos são fundamentais para a autopreservação do indivíduo. Tossir e espirrar, por exemplo, são reflexos que visam expulsar agentesirritantes das vias digestórias e respiratórias. Ainda, podemos dizer que o problema de alguém dirigir bêbado reside, entre outras coisas, no fato de a pessoa alcoolizada ter seus reflexos reduzidos, facilitando a ocorrência de acidentes.

Os neurônios motores periféricos situados na medula espinhal reagem a diversos estímulos mesmo quando são isolados do cérebro e para que esta reação ocorra énecessária à formação de um arco reflexo. Um arco reflexo é constituído de: Receptor: reage ao estímulo. 
Condutor aferente: transmite os impulsos para um centro reflexo.  Centro reflexo: local onde os estímulos recebidos dos receptores ou de outros centros podem modificar o efeito do estimulo recebido.  Condutor eferente: conduz a resposta para o órgão efetor. Órgão efetor: produz a reação oureações. Os arcos reflexos podem ser simples ou complexos conforme o número de componentes envolvidos. No caso dos reflexos complexos temos diversos músculos respondendo a um estimulo, tal como exemplo, a deglutição e o ato de coçar
---------------------------------------------------------------------------------------------------
9. Tônus muscular é o estado de tensão elástica (contração ligeira) queapresenta o músculo em repouso, e que lhe permite iniciar a contração rapidamente após o impulso dos centros nervosos.Num estado de relaxamento completo (sem tônus), o músculo levaria mais tempo a iniciar a contração.
O tônus muscular pode apresentar-se alterado numa avaliação diagnóstica. Quando o tônus muscular estiver aumentado (musculatura rígida), denomina-se hipertonia e quando o tônusapresentar-se diminuído (musculatura flácida), denomina-se hipotonia.
Hipertonicidade: Espasticidade é definida como uma disfunção motora caracterizada por um aumento, dependente da velocidade, nos reflexos de estiramento com espasmos exagerados no tendão e é um componente da síndrome do neurônio motor superior. A espasticidade também altera as propriedades físicas do músculo e de outros tecidos.Rigidez é caracterizada por uma resistência elevada ao movimento passivo do membro, mas é independente da velocidade do alongamento. Pode ser resultado da hiperatividade dos sistemas fusimotores. Normalmente está relacionada a lesões em gânglios basais.
Hipotonicidade: Hipotonia é a redução da rigidez de um músculo ao alongamento. Normalmente é sequela de lesões espinocerebelares.

10. Qualquer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 5
  • 5
  • 5
  • 5
  • 5
  • 5
  • 5
  • 5

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!