O Sentido Da Luta Pela Terra E As Estrat Gias Da Luta Camponesa Frente Espacializa O Do Grande

12392 palavras 50 páginas
O sentido da luta pela terra e as estratégias da luta camponesa frente à espacialização do grande negócio no território do Norte de Minas Gerais, Brasil♠.
Maria das Graças Martins Bibiano♠♠
RESUMO
A proposta de reflexão, neste artigo, como objetivo de pensar a condição camponesa, o sentido da luta pela terra e pelo modo de vida camponês. Pretende-se por este, ainda refletir sobre as estratégias e as experiências p♠elas quais e sobre as quais a famílias, que têm na terra a o fundamento da (re)produção da vida, constroem a mobilização para a luta e para a resistência no campo. A luta camponesa, necessária devido às condições históricas de concentração fundiária, perpassa a história brasileira no tempo e no espaço, demonstrando que há uma efetiva motivação para tal permanência (em luta) e que, seu fundamento está na relação com a terra. O que nos parece ser elemento fundante dos movimentos sociais rurais. Percebemos, atualmente, um arrefecimento e, mesmo aniquilamento, de importantes movimentos sociais urbanos
(associações de bairro, movimentos estudantis, de jovens, entre outros) que, no passado, alcançaram visibilidade e influenciaram ações sociais do Estado, enquanto os movimentos sociais rurais, ainda que, com altos e baixos, permanecem atuantes e em alguns momentos, bastante combativos. Diante da ausência de uma política de terras que atendesse a uma fração da sociedade que, vivendo no campo, encontra-se empobrecida e pressionada, esta vê-se compelida a reagir numa luta pela terra, que tem para essa parcela da sociedade brasileira o sentido da sua existência e, portanto, uma resistência camponesa. Essa resistência fundamenta-se na constituição e manutenção de um modo de vida que está definitivamente ligado à terra e à família na sociedade camponesa.
The direction of the fight for the land and the strategies of the fight peasant front to the “espacialização” of the great business in the territory North of Minas Gerais, Brazil.
ABSTRACT
The reflection proposal, in

Relacionados