410320730116

4771 palavras 20 páginas
O que é Java
"Computadores são inúteis, eles apenas dão respostas"
Chegou a hora de responder as perguntas mais básicas sobre Java. Ao término desse capítulo, você será capaz de: responder o que é Java; mostrar as vantagens e desvantagens do Java; entender bem o conceito de máquina virtual; compilar e executar um programa simples.
2.1 - Java
Entender um pouco da história da plataforma Java é essencial para enxergar os motivos que a levaram ao sucesso.
Quais eram os seus maiores problemas quando programava na década de 1990? ponteiros? gerenciamento de memória? organização? falta de bibliotecas? ter de reescrever parte do código ao mudar de sistema operacional? custo financeiro de usar a tecnologia?
A linguagem Java resolve bem esses problemas, que até então apareciam com frequência nas outras linguagens. Alguns desses problemas foram particularmente atacados porque uma das grandes motivações para a criação da plataforma Java era de que essa linguagem fosse usada em pequenos dispositivos, como tvs, videocassetes, aspiradores, liquidificadores e outros. Apesar disso a linguagem teve seu lançamento focado no uso em clientes web (browsers) para rodar pequenas aplicações (applets). Hoje em dia esse não é o grande mercado do Java: apesar de ter sido idealizado com um propósito e lançado com outro, o Java ganhou destaque no lado do servidor.
O Java foi criado pela Sun (http://www.sun.com) e mantida através de um comitê (http://www.jcp.org). Seu site principal era o java.sun.com, e java.com um site mais institucional, voltado ao consumidor de produtos e usuários leigos, não desenvolvedores. Com a compra da Sun pela Oracle em 2009, muitas URLs e nomes tem sido trocados para refletir a marca da Oracle. A página principal do Java é: http://www.oracle.com/technetwork/java/
No Brasil, diversos grupos de usuários se formaram para tentar disseminar o conhecimento da linguagem. Um deles é o GUJ (http://www.guj.com.br), uma comunidade virtual com artigos,

Relacionados