363956470167

294 palavras 2 páginas
MELANOGÊNESE
(PROCESSO DE FORMAÇÃO DA MELANINA)

A melanina é o pigmento responsável pela coloração da pele; ela é sintetizada dentro de organelas chamadas melanossomos, os quais se encontram presentes dentro dos melanócitos.

Os melanócitos são as células responsáveis pela produção da melanina e são encontradas, geralmente, na camada basal da epiderme. Nos seres humanos existem 2 tipos de melanina: a eumelanina (de cor castanho-escura), e a feomelanina (de cor vermelho-amarelada). Ambas derivam de um mesmo aminoácido chamado de tirosina, presente no interior dos melanócitos. A enzima tirosinase tem papel fundamental no processo de melanogênese.

MELANOGÊNESE:

Inicialmente, devido à ação da tirosinase, a tirosina reage com o oxigênio (ou seja, ela é oxidada), transformando-se em diidroxifenilalanina (ou simplesmente DOPA). Em seguida, pela ação da mesma enzima, a DOPA sofre desidrogenação (ou seja, perde hidrogênio), transformando-se em DOPAQUINONA. Após formação da dopaquinona, esta pode sofrer uma série de reações oxidativas e transformar-se em EUMELANINA, ou pode se ligar a um aminoácido chamado de cisteína, e transformar-se em FEOMELANINA.

No interior dos melanossomos...

Após a síntese de melanina (eumelanina ou feomelanina), esta fica acumulada dentro dos melanossomos, até que ele perca sua atividade tirosinásica (ou seja, perde a capacidade de produzir pigmento), recebendo o nome de grão-de-melanina. Posteriormente, os grãos-de-melanina são transferidos dos melanócitos para as células da camada basal. Dentro dessas células, a melanina se organiza sobre a região supra-nuclear (ou seja, acima do núcleo celular), protegendo o núcleo da ação dos raios ultravioleta.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ROSKOSKI, Robert. Bioquímica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997.
KEDE, Maria Paulina Villarejo; SABATOVICH, Oleg. Dermatologia Estética. São Paulo: Atheneu, 2004.

Relacionados