321651

1108 palavras 5 páginas
“Uma repetição discursiva de certos incidentes da vida moderna mostrará a relação dos cultos antropomórficos com a cultura e o temperamento bárbaro.” (pg. 133)
Para praticar o jogo, a crença num agente sobrenatural pode ser, e ordinariamente é, menos cuidadosamente formulada, especialmente no que diz respeito aos hábitos mentais e ao esquema de vida atribuído ao agente sobrenatural; ou, em outras palavras, no que diz respeito ao seu caráter moral e aos seus propósitos de influir nos acontecimentos. Pg. 134
No tocante à individualidade ou à personalidade do agente, cuja presença, em forma de sorte, casualidade, vodu ou mascote, etc., ele sente, e às vezes teme ao ponto de se lhes evadir, as opiniões do homem de esporte também são menos específicas, menos integradas e diferenciadas. Pg. 134.

O apostador é frequentemente ambas as coisas: tanto um crente na sorte – nesse sentido ingênuo -, como um aderente bastante firme de alguma forma de credo vigente. E ele especialmente propenso a aceitar do credo aquilo que diz respeito ao poder inescrutável e aos hábitos arbitrários da divindade que granjeou sua confiança. Pg. 134.
Pode-se até dizer que esportes dessa espécie têm uma certa eficácia como meio de obtenção da Graça. Pag. 135.

Exemplo de culto do caráter que os hábitos mentais do atleta e do delinquente exigem é aquele ramo da igreja militante, conhecido como Exército da Salvação. Pg. 135.
Pode-se, a propósito, observar que, de certo ponto de vista, isso empresta prestígio à vida esportiva do colégio, aos jogos atléticos e às pessoas que se ocupam com esses assuntos. Mas acontece (e com não pouca frequência) que os homens dos esportes colegiais se dedicam à propaganda religiosa, ou como vocação ou como ocupação suplementar, e pode-se observar, quando isso acontece, a probabilidade de serem eles também propagandistas de algum dos cultos mais antropomórficos. Pag. 135.

(1) Tudo isso parece demonstrar, por um lado, que o mesmo temperamento inclina as

Relacionados