ESTUDO DE CASO - COP DO MUNDO 2014 - ABORDAGEM POR DISCIPLINAS

4137 palavras 17 páginas
2 TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II

2. 1 FATOR CONTINGENCIAL

Entende-se por contingência um conjunto de conhecimentos, derivados de diversos empreendimentos e pesquisa de campo que procuram delimitar a validade dos princípios gerais de administração a situações específicas.
A abordagem contingencial conclui que os fatores ambiente e tecnologia são fundamentais para o equilíbrio e ponderação dentro das organizações, podendo tais aspectos atuarem como oportunidade ou restrições que influenciam a estrutura e os processos internos da organização. Tais fatores devem ser constantemente identificados, especificados e reformulados para uma Administração equilibrada e de acordo com seu objetivo alcançado.
O evento como a Copa do mundo promoverá impactos ambientais, econômicos, culturais, políticos e todos esses fatores fazem com que as empresas percebam a necessidade de mudanças para estarem aptas a “sobreviverem” sob uma nova realidade.
Gil, ao pesquisar sobre os eventos que iriam ocorrer na cidade, teve a ideia de estruturar sua empresa para trazer praticidade de locomoção de executivos que vinha para tratar de negócios, especialmente, no trajeto de Salvador a cidade de Camaçari, que era equivalente a 50 quilômetros. Apostou em seu bom relacionamento no banco e solicitou uma linha de credito para fazer os investimentos necessários para atender às perspectivas de demanda. Investiu em carros modelos de luxo, equi­pados com ar condicionado, bancos de couro e DVD, fechou contratos com algumas empresas do Polo Industrial fazendo traslado dos executivos entre Salvador para Camaçari como vice-versa. Toda essa comodidade, a qualidade, rapidez e as inovações foram investidas para a melhoria continua da sua empresa. “A equipe da ZZZ era treinada para atender clientes exigentes. Todos os funcio­nários eram bilíngues, e conheciam a história e a geografia da Bahia. Por conta dessas qualidades a empresa havia sido convidada para trabalhar com algumas operadoras de turismo e

Relacionados