arquetura

756 palavras 4 páginas
Reuso da água em Edifícios
A água é um recurso natural limitado e precioso, ela é essencial para a vida dos animais, humanos e plantas, sem ela não poderíamos conceber a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura como são. Por mais que o planeta contenha ¾ de água, sendo que 3% dela é doce. Porém, 80% da água doce estão congeladas nas calotas polares ou geleiras, ou em lençóis subterrâneos muito profundos, ou seja, somente 20% do volume total de água doce do planeta encontram-se imediatamente disponível para o homem. Mas tendo uma distribuição desigual pelo planeta, tendo assim escassez em vários países. No Brasil, o mau uso da água ameaça o abastecimento e aumentam o custo da água tratada da rede pública, principalmente nas grandes cidades. A escassez e o mau uso da água fizeram com que a ONU considerasse a água o principal tema do século 21 e declarasse 2003 o ano internacional da água. A utilização de água de chuva traz várias vantagens:
Evita a utilização de água potável onde é desnecessária, como por exemplo, na descarga de vasos sanitários, irrigação de jardins, lavagem de pisos, etc.
Pouco gasto financeiro para adotar a captação de água pluvial na grande maioria dos telhados.
Faz sentido ecológica e financeiramente não desperdiçar um recurso natural escasso em toda a cidade, e disponível em abundância todos os telhados.

“Existe ainda a norma NBR-15527, Água de chuva – Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis – Requisitos, instituída em setembro de 2007 pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que
Prevê, entre outras coisas, os requisitos para o aproveitamento da água pluvial
Coletada em coberturas de áreas urbanas e aplica-se a usos não potáveis em que as águas podem ser utilizadas após o tratamento adequado.”

Dependendo da utilização a ser dada à água, não é interessante que sua coleta se dê imediatamente após o início da chuva, pois esta água inicial, ao escorrer pela

Relacionados

  • Pause & clark
    2398 palavras | 10 páginas
  • Hardware
    3061 palavras | 13 páginas
  • Sistemas De Comunica O E Redes Industriais Part I 2008
    7783 palavras | 32 páginas