2729821

1689 palavras 7 páginas
COMUNICAÇÕES

O dilema do editor de uma revista biomédica: aceitar ou não aceitar*
Lewis Joel Greene

Primeiro, quero agradecer a Abel Packer e a Rogério Meneghini, não só pelo convite, mas pela sua força em relação ao Projeto SciELO – Scientific
Electronic Library Online. Como presidente da Associação Brasileira de
Editores Científicos (Abec), posso afirmar, em nome da diretoria, que esse projeto é a mais importante novidade dos últimos cinco ou dez anos.
Parabéns. Nós esperamos que o projeto continue. Desejo discutir, na qualidade de editor de uma revista da área biomédica, como nós avaliamos trabalhos com vistas à publicação. Primeiro, quero lembrar de coisas muito óbvias, mas que são importantes. A integridade da literatura científica é absolutamente necessária para o desenvolvimento da ciência.
Se nossa literatura e nossas revistas não tiverem integridade, não poderemos fazer ciência. Então, essa é uma função primária de todos nós, que temos interesse nas revistas e na disseminação da informação científica.
Estamos usando o conceito de ciência de uma forma mais aberta, incluindo as áreas de humanas e outras áreas de especialização que não são ciência por definição tradicional.

Resumo
Esta palestra trata do processo de avaliação de artigos científicos para publicação na área biomédica, levantando pontos como integridade da literatura científica, qualidade dos dados, relevância da pesquisa etc.
Descreve a experiência do Brazilian
Journal of Medical and Biological
Research na avaliação da literatura científica. As funções de uma revista em todo o mundo, geralmente, podem ser resumidas como memória da ciência e como meio de divulgação de resultados de pesquisa para a comunidade científica e para a sociedade. Além disso, a revista pode fornecer parâmetros para a avaliação da produção científica dos pesquisadores e das instituições.

Palavras-chave
Avaliação de artigos científicos; Processo editorial de periódicos científicos;
Periódicos científicos.

230

*

Relacionados