213426406/46

308 palavras 2 páginas
COMO VAI A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL?
Susana Rangel Vieira da Cunha

Lendo o texto percebi que quando damos à criança acesso a diferentes tipos de materiais como cubos, tintas, areia, água, brinquedos de diferentes tamanhos e formas, bem como a liberdade para explorá-los à sua maneira, estarão proporcionando o desenvolvimento de sua habilidade de reconhecer objetos e ações de distingui-los entre si, de tomar consciência de suas similaridades e diferenças e, finalmente, de abstrair, classificar e simbolizar. E tudo isso virá, naturalmente, de uma rica e ativa vida de brincadeiras.
É por meio da ludicidade que as crianças criam, têm o poder, esquecendo assim o distanciamento entre elas e os adultos. Assim vão construindo sua inteligência e o próprio amadurecimento social.
É surpreendente o que uma criança pode aprender ao construir seus brinquedos com sucatas ou simplesmente manuseá-las, como cartucho de papelão de papel higiênico, garrafas pet e quão construtivo e educativo é poder trabalhar com este tipo de material.
O professor deve estimular a imaginação infantil oferecendo materiais dos mais simples aos mais complexos, podendo estes brinquedos ou jogos serem estruturados (fabricados) ou serem brinquedos e jogos confeccionados com material reciclado (material descartado como lixo), por exemplo: pedaço de madeira; papel; folha seca; tampa de garrafa; latas secas e limpas; garrafa plástica; pedaço de pano etc. Todo e qualquer material cria para a criança uma possibilidade de fantasiar e brincar.
Portanto, é possível explicitar que através da arte e do brincar as crianças expressam tudo àquilo que lhes é essencial e que fazem parte do seu meio cultural e social, representando situações e possibilitando a interação com outras crianças e com o meio no qual estão inseridas.

Relacionados