EsteroidesAnabolizantes

1089 palavras 5 páginas
Introdução

Esteroides anabolizantes são usados para diversos fins, como na medicina, no esporte e nos animais, têm vários benefícios e malefícios. Existem três categorias de esteróides :Estrógenos ( hormônio feminino ) produzido pelo ovário, produz os caracteres sexuais femininos; Andrógenos ( hormônio masculino ) produzido pelos testículos, produz os caracteres masculinos; Cortizona que é produzida por ambos os sexos, tem efeito analgésico e anti-inflamatório.

Conceito de esteroides anabolizantes

Os hormônios esteroides são produzidos pelo córtex da supra-renal e pelas gônadas (ovário e testículo). Os esteroides anabolizantes ou esteroides anabólico-androgênicos (EAA) referem-se aos hormônios esteróides da classe dos hormônios sexuais masculinos, promotores e mantenedores das características sexuais associadas à masculinidade (incluindo o trato genital, as características sexuais secundárias e a fertilidade) e do status anabólico dos tecidos somáticos. Os esteróides anabólicos incluem a testosterona e seus derivados. Entretanto, alguns autores referem os esteróides anabolizantes como os derivados sintéticos da testosterona que possuem atividade anabólica (promoção do crescimento) superior à atividade androgênica (masculinização).

O uso clínico dos esteroides anabolizantes

Por indicação médica são usados no tratamento de doenças como por exemplo da anemia, hipogonadismo e angioedema hereditário, além de:
 Em portadores de HIV: para recuperar a perda de massa muscular e reforçar o sistema imunológico;
 Em tratamentos de obesidade: o hormônio masculino provoca um aumento do metabolismo e, com isso, aumenta a “queima” de gorduras.
São utilizados também no tratamento de sarcopenias, do hipogonadismo, do câncer de mama e da osteoporose. Nos esportes, são utilizados para o aumento da força física e da massa muscular; entretanto, os efeitos sobre o desempenho atlético permanecem, ainda, controversos.
No entanto, o uso abusivo leva

Relacionados

  • Trabalho De Fisica
    427 palavras | 2 páginas
  • musculação
    11650 palavras | 47 páginas