2015 1 C FINAL PlanoEnsino CAL

569 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
Disciplina: Conforto Ambiental Luminoso: integrado com Ateliê V -
Prof. Dr. Amilcar Bogo, Arq. Turma A
Prof. Dr. Sergio Parizotto Filho, Arq. Turma B

Ementa:
Luz natural e o ser humano. Conceitos de uso da iluminação natural na arquitetura. Sistemas de iluminação natural. Componentes de luz natural. Efeitos cênico-luminosos da luz na arquitetura. Relação da luz natural com o conforto térmico. Recursos/elementos arquitetônicos para utilização da luz natural nas edificações. Iluminação artificial: projeto luminotécnico. Integração dos sistemas de iluminação artificial com a luz natural.

Conteúdo:
SENSIBILIZAÇÃO
" A arquitetura é essencialmente uma arte: uma arte visual, uma arte plástica, uma arte espacial. Porém, deve-se perceber que a experiência da arquitetura é recebida por todos os nossos sentidos e não unicamente pela visão. Assim, a qualidade do espaço é medida pela sua temperatura, sua iluminação, seu ambiente, e o modo pelo qual o espaço é servido de luz, ar e som deve ser incorporado ao conceito do espaço em si." LOUIS KHAN , Arquiteto

- Controle do excesso de iluminação natural visando o conforto térmico (equilíbrio luz e calor).
- Iluminação natural: histórico & conceitos/estratégias de utilização (luz indireta, controlada: filtrada; refletida; reduzida; bloqueada parcialmente).
- Projeto luminotécnico
- Componentes de luz natural (recursos/elementos arquitetônicos para utilização da luz natural nas edificações): janela, porta-janela, janela superior, lanternim, shed, clarabóia, domo, cobertura zenital, bancada de luz.

Pesos e Avaliação

10% Trab. 1: Controle do Excesso de Luz natural numa Edificação: Projeto de ECS

10% Trab. 2: Avaliação In Loco de Iluminação Natural e Artificial numa Edificação;

20% Trab. 3: Análise de Recursos Arq. para Uso da Luz Natural na Arq. e Efeitos Cênico-Luminosos & Estudo de Caso para Arquitetura Escolar;

30%

Relacionados