2 Hist ria do Futsal

1123 palavras 5 páginas
História do Futsal
1. A origem do futsal
A disputa entre brasileiros e uruguaios pelo título de inventor do futsal perdura até hoje. A versão mais conhecida é a de que o esporte começou a ser praticado logo após a Copa de 1930 por frequentadores da Associação Cristã de Moços (ACM) de Montevidéu, no Uruguai.
Nesta mesma versão da história, o criador do “indoor football” ou “futebol de salão”, nome originalmente dado ao atual futsal, teria sido o uruguaio e professor de educação física, Juan Carlos Ceriani Gravier, autor das primeiras regras do esporte criadas e datadas no ano de 1933.
Estas primeiras regras foram feitas com base em quatro esportes: futebol de campo, basquete, handebol e pólo aquático. O futebol de campo foi a inspiração para surgir o esporte; o basquete, além da quadra, contribuiu com a regra das faltas pessoais,com a troca de jogadores e com o tempo de jogo; do handebol, o professor Ceriani copiou a proibição de marcar gols de qualquer distância; e do pólo aquático, quase todas as regras para o goleiro.
Já a segunda versão da origem do futsal diz que o jogo que era praticado na ACM de Montevidéu era desorganizado, pois as equipes tinham de cinco a sete jogadores em quadra. Os defensores desta versão, evidentemente brasileiros, dizem que havia um intercâmbio muito forte entre as sedes da ACM de Montevidéu e São Paulo e que é impossível afirmar se foi nas quadras brasileiras ou uruguaias que aconteceu a primeira partida.
Em 1935, os professores João Lotufo e Asdrubal Monteiro, após se graduarem no Instituto Técnico da Federação Sulamericana das ACM como secretários diretores de educação física da ACM, voltaram ao Brasil e introduziram o "Indoor Football" que passou a ser chamado futebol de salão. Por possuir características do regulamento, ainda a iniciar, o pequeno tamanho da quadra e o peso da bola, causavam muitos acidentes pela potência dos chutes.
Segundo o site da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), o futsal foi criado na década de

Relacionados

  • os micos q vc não deve pagar
    38089 palavras | 153 páginas