Polui o H drica Pelo Descarte Incorreto do leo Vegetal

561 palavras 3 páginas
POLUIÇÃO HIDRICA CAUSADA PELO DESCARTE INCORRETO DO ÓLEO VEGETEAL

De forma genérica, a poluição das águas decorre da adição de substâncias ou de formas de energia que, diretamente ou indiretamente, alteram as características físicas e químicas do corpo d’água de uma maneira tal, que prejudique a utilização das suas águas para usos benéficos. (PEREIRA, R.S. 2004)
As duas vias principais nas quais o óleo causa impacto nos organismos aquáticos são o efeito físico resultante do recobrimento, e o efeito químico, associado à toxidade dos compostos presentes. Entre os principais efeitos danosos dos óleos ao meio ambiente, está à formação de uma película superficial que dificulta a troca gasosa entre o ar e a água, a vedação dos estômatos das plantas e órgãos respiratórios dos animais, a impermeabilização das raízes de plantas e a sua ação tóxica para os seres aquáticos. (GAZETA. 2012).
Um estudo divulgado no ano de 2010 mostrou que,no mesmo ano, cerca de 52 milhões de litros de óleo de cozinha foram jogados na rede de esgoto da Capital Pernambucana, o que equivalia a 93% do total do produto gerado na Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo o estudo da CAGECE, feito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é possível obter até 4,7 milhões de litros de óleo por mês na Região Metropolitana de Fortaleza, sendo 65% destes só no município de Fortaleza. "Se vendido, o óleo tratado produzido poderia movimentar até R$ 9 milhões por ano”, conclui o estudo. (HOLANDA, Camila. 2013).
Segundo a Oil World, o Brasil produz 9 bilhões de litros de óleos vegetais por ano. Desse volume produzido, 1/3 vai para óleos comestíveis. O consumo per capita fica em torno de 20 litros/ano, o que resulta em uma produção de 3 bilhões de litros de óleos por ano no país.Se levarmos em consideração o montante coletado de óleos vegetais usados no Brasil, temos menos de 1% do total produzido, ou seja, 6 milhões e meio de litros de óleos usados. E o restante?Mais de 200 milhões de litros de óleos usados

Relacionados

  • portugues para concursos
    144516 palavras | 579 páginas