2 DO SURGIMENTO DA MEDICINA SOCIAL AO SURGIMENTO DA INTERSETORIALIDADE

7547 palavras 31 páginas
2 DO SURGIMENTO DA MEDICINA SOCIAL AO SURGIMENTO
DA INTERSETORIALIDADE
Luiz Odorico Monteiro de Andrade
2.1 Do Surgimento da Medicina Social
O mundo ocidental, liderado pela Europa, pôde presenciar no século
XIX um grande avanço científico influente em todo o século XX. Na área da saúde este avanço repercutiu tanto do ponto de vista da Medicina Clínica como, principalmente após a “Revolução Pasteuriana”, na microbiologia, patologia, fisiologia, parasitologia e Medicina Preventiva.
Foi dentro do processo de crescimento das cidades, fruto de brutal processo de urbanização provocado pela revolução industrial, que os intelectuais e lideranças políticas européias passaram a fazer as primeiras relações sistemáticas entre a situação saúde/doença da sua população e as condições de alimentação, trabalho, de habitação e sanitárias, bem como a perceber qual deveria ser o papel do Estado sobre estes determinantes.
Como em todos os momentos da história, neste também pode ser observada a contribuição de expressivos nomes da época como René
Villarmé, Jules Guérin e Rudolf Virchow, entre os pesquisadores da área médica (ROSEN, 1979; SIGERIST, 1996; RESTREPO; MÁLAGA, 2001).
Já em 1807, na França, o chefe de polícia de Dubois apresentou um relatório sobre as terríveis condições de saúde do operariado. Em 1822, Patissier criou um programa para melhoria das condições de trabalho segundo o qual trabalhos perigosos deveriam ser proibidos terminantemente, pesquisas deveriam ser realizadas com o objetivo de melhorar as condições de trabalho e reduzir os danos à saúde produzidos pela indústria, e, finalmente, os trabalhadores que se tornassem incapacitados

em

conseqüência

do

trabalho

deveriam

ser

compensados com uma pensão por idade avançada. Outro relatório, de Louis
René Villarmé, médico francês do século XIX, foi publicado em 1840, em dois

volumes, sobre as condições de saúde dos trabalhadores franceses da indústria têxtil (SIGERIST, 1996).
No século XIX os problemas de saúde

Relacionados