2 Comoprepararostestes

3828 palavras 16 páginas
Os testes na avaliação em psicologia

A avaliação na disciplina de Psicologia B definida no programa prevê um conjunto de instrumentos e meios: portefólios, relatórios, testes, resumos, comentários, apresentações orais, projetos de pesquisa, projetos de organização de eventos, debates, mapas conceptuais, cartazes, testes, etc.
Muitos destes meios de avaliação são usados noutras disciplinas e não são novos para ti. O que poderemos considerar novo, será a reflexão que tu podes fazer sobre os teus hábitos de trabalho, sobre a tua forma de estudar e preparar-te para mostrares o que sabes. A Psicologia, que estuda o comportamento e os estados mentais proporciona a possibilidade de conheceres melhor as tuas formas de estudar, aprender e encarar a avaliação.

No teu Dossier do Aluno, apresentamos-te algumas sugestões para construíres o portefolio da disciplina. Incluímos esse texto neste área dedicada ao teu trabalho.
Vamos agora abordar outros instrumentos de avaliação. Começamos pelos testes por sabermos que te criam uma ansiedade particular!
Organizamos a apresentação com as perguntas que costumam ser colocadas. As respostas não são inovadoras mas ajudar-te-ão a refletir e, se for o caso a alterar algumas das tuas práticas.

1. Como preparar um teste

Quando devo começar a preparação para o teste?

O teste não deve ser encarado como um acontecimento especial. Os teus professores até poderiam não marcar a data do teste porque a avaliação é contínua, quer dizer, decorre ao longo das aulas podendo assumir diferentes registos. Assim, dizemos-te que a preparação para os testes começa no primeiro dia de aulas.
É um trabalho profundo e continuado que te permitirá encarar os testes com serenidade e a assimilação dos conhecimentos exige tempo. Um ritmo equilibrado de trabalho dá segurança. Por isso, é necessário começar a trabalhar logo no início do ano.

Há um método eficaz de preparação?

– Sim, mas terás de ser regular e persistente nas instruções que te damos. Em

Relacionados