O novo fazer pedag gico

Páginas: 8 (1876 palavras) Publicado: 27 de abril de 2015
O novo fazer pedagógico - A visão integral dos aspectos neurológicos, cognitivos e psicológicos que interferem na aprendizagem tendo como causa as relações familiares, sociais, fatores biológicos e fatores emocionais.

Ao iniciar estudos sobre as dificuldades de aprendizagem de escolares, é imprescindível uma breve introdução sobre o sistema nervoso, pois este controla todas as atividades doorganismo.
O sistema nervoso bem como o órgão dos sentidos (anatomia e fisiologia) assume desde as contrações musculares, funcionamento dos órgãos e até a velocidade de secreção de glândulas endócrinas. Vê-se a grande importância destes nos processos neurológicos, que definitivamente, atuam no ensino e a aprendizagem humana.
O ser humano, em seu nascimento, apresenta uma maturação estrutural queanatomicamente, ainda irá percorrer um duro caminho, que dependerá de hormônios, fabricados por glândulas de secreção interna (sistema endócrino). O sistema nervoso central (SNC) localiza-se dentro da caixa óssea. Ele é formado por três porções: cérebro e cerebelo, contidos na cabeça e também da medula nervosa, localizada no canal espinhal. O próprio córtex cerebral, que é a substância cinzenta quereveste o cérebro e onde se localizam as funções superiores, apresenta uma forma bastante rudimentar no nascimento. Mas ele é o centro, onde muitas informações são avaliadas e principalmente processadas as informações ao organismo.
Na primeira semana de vida, do bebê apesar de apresentar algumas estruturas prontas e definidas, ainda apresentam outras que estão por se desenvolver, como a visão eaudição imperfeitas, bem como o olfato, gustação e sensações táteis. E mesmo dormindo o bebê continua se desenvolvimento e o que muitos chamam de soninho do crescimento, nada mais é do que o córtex cerebral trabalhando.
Para Helen Bee (1984) durante os primeiro meses e anos de vida, algumas células corticais são acrescentadas, as células ficam maiores e as já existentes são capazes de estabelecerconexões entre si. Com isso o cérebro torna-se mais pesado. A mesma imperfeição acomete seu centro de equilíbrio e reflexo postural. No entanto, o bebê já nasce sabendo mamar, simplesmente porque este é um reflexo nervoso inato.
A partir do desenvolvimento físico da criança, o sistema nervoso central vai amadurecendo. E todo o sistema do sentido e demais centros nervosos, em trabalho progressivo,dentro do sistema nervos central, também amadurecem em sua toda a estrutura. Somente desta maneira, a criança poderá entrar em contato com o meio exterior, através dos sistemas ou órgãos dos sentidos, sendo estes: sistema tátil térmico doloroso, sistema associado ao reflexo postural, visão, audição, gustação e olfato.
O pleno funcionamento do sistema nervoso somente acontece quando suas estruturaschegam a uma determinada fase de maturação e toda e qualquer malformação, distúrbio ou interrupção, ocorrida no cérebro ou no cerebelo, trazem prejuízos à aprendizagem da criança afetada no percurso do seu desenvolvimento até chegar à escola. Muitos destes prejuízos tomam corpo e nome de distúrbios de aprendizagem onde é possível observar o comprometimento de áreas do desenvolvimento daaprendizagem.
Segundo Valett (1979) há pelo menos 53 capacidades consideradas como requisito para a pré- aprendizagem e também para a alfabetização. Tais capacidades são agrupadas em seis grandes áreas de desenvolvimento: - Desenvolvimento da motricidade geral; Integração sensório-motora ou sensório motriz; Habilidades perceptivo- motoras ou percepto motoras; Desenvolvimento da linguagem; Habilidadesconceituais; Habilidades sociais.
A escola, envolvida neste percurso, enquanto espaço de aprender e de ensinar, vê-se invadida por muitas demandas que envolvem as áreas citadas acima e, muitas vezes, não consegue solucionar os problemas encontrados e por isso, realiza encaminhamentos para especialistas, dentre eles, o psicopedagogo.
Para França (1996) e seus defensores da abordagem comportamental...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CADERNO PEDAG GICO CMEIS
  • PROJETO PEDAG GICO
  • Projeto Pedag Gico
  • Entrevista Com Coordenador Pedag Gico
  • Manual Do Surrealismo Pedag Gico
  • O QUE CONTRATO PEDAG GICO
  • PROJETO Pedag Gico
  • Plano Do Coordenador Pedag Gico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!