165947900205

1089 palavras 5 páginas
A organização do Espaço na Educação Infantil

Introdução:
O presente trabalho foi baseado em uma entrevista realizado as educadoras da Escola Brincando e Aprendendo 2, tendo como objetivo discutir a importância da organização do espaço escolar no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
Nesse sentido, este trabalho procura refletir sobre a importância do espaço na educação infantil e a forma de organização possa facilitar, limitar e orientar a pratica educativa no desenvolvimento da aprendizagem.

Desenvolvimento:

Planejar o espaço de convívio escolar é fundamental, adequando-o ás atividades especifica para cada faixa etária. Esse deve ser acolhedor e desafiador. A criança necessita de um espaço povoado de objetos que lhe proporcione a imaginação, criação, construção, interação, expressão de emoções, elaborações de conceitos e brincadeira.
Espaço referi-se aos locais e ambiente refere-se ao conjunto do espaço físico e às relações que nele se estabelecem e para a organização desse ambiente deve ser harmonioso, colorido, com moveis e objetos que convidem as crianças às brincadeiras e interagirem entre si e com os adultos. Froebel e Montessori foram os primeiros a pensarem na importância da organização do espaço para crianças pequenas, propondo integrar liberdade e harmonia com a natureza.
Cabe aos professores o olhar atento para as especificidades do aluno da educação infantil e organizar o espaço de maneira que contemple o jogo, o brincar e o despertar do imaginário infantil. Ele permitirá atingir o objetivo de compreender quais são as estratégias de disciplinamento, pois é através da disciplina que poderemos observar as ações possíveis de auto-regularão da criança no espaço educativo e seus mecanismos para essa ação. O espaço educativo ideal para a educação infantil deve ser facilitador da construção da aprendizagem através de atividades lúdicas favorecedoras do processo de aquisição de autonomia

Relacionados

  • 165947900205
    1174 palavras | 5 páginas