enfermeira

Páginas: 9 (2210 palavras) Publicado: 14 de setembro de 2013
Cervicite

Conceito
A cervicite é uma inflamação da mucosa endocervical, excluindo-se os processos inflamatórios que afetam a ectocérvice. É uma das patologias mais frequentes na clínica ginecológica, afetando cerca de 50% das mulheres, em alguma fase da sua vida. São classificadas como gonocócicas ou não gonocócicas, levando em consideração seu agente etiológico. Os mais comuns são Neisseriagonorrahoeae, Chlamydia trachomatis, Mycoplasma e Ureaplasma urealiticum e herpes simples tipo I e II genital.
O colo é constituído de dois tipos diferentes de células epiteliais: epitélio pavimentoso e epitélio glandular. A causa da inflamação cervical depende do epitélio afetado. De acordo com a sua localização, a cervicite se classifica em: ectocervicite, quando se situa na superfície daectocérvice, e a endocervicite, quando atinge a mucosa de revestimento do canal cervical (endocérvice). Quanto à evolução, classifica-se em aguda e crônica. A fase aguda é de duração efêmera, razão pela a quase totalidade de casos de cervicite se apresenta na fase crônica da doença.

Fisiopatologia
A instalação da cervicite se dá em três fases: primeiro ocorre a infecção do colo e a queda doepitélio plano estratificado da ectocérvice (erosão). Posteriormente, o epitélio cilíndrico da endocérvice recobre a zona despolida, e este momento é conhecido como “primeira fase de cura” (pseudo-erosão). Finalmente, o epitélio plano estratificado cresce de fora para dentro, readquirindo sua posição inicial, também conhecido como “segunda fase de cura”.

Fatores de Risco
Entre os fatores de risco aidade é um dos mais importantes, com maior incidência em adolescentes e adultos jovens. Outros fatores associados incluem-se raça não branca, não uso de contracepção, história de doença sexualmente transmissível (DST) nos últimos 12 meses e dor pélvica crônica. Primeira relação sexual antes dos 17 anos, primeiro parceiro sexual mais velho, grande número de parceiros, relação sexual duranteencontro casual e alta frequência de relações.

Sinais e Sintomas
A principal queixa é de corrimento espesso, por vezes tinto de sangue. Secreção vaginal abundante e purulenta (branco ou amarelado). O exame de colo de útero revela uma zona avermelhada, de bordas irregulares, de extensão variável, em torno do óstio uterino. Dispareunia e/ou sangramento ao coito. Observa-se, frequentemente, nestasuperfície, pequenas vesículas esbranquiçadas, denominadas cistos de Naboth, enquanto que do canal cervical flui corrimento catarral.

Tratamento
O tratamento da cervicite varia de acordo com a fase em que se encontra o processo inflamatório. A cervicite aguda deverá ser tratada com o mínimo possível de manipulação da cérvix. Nesta fase administram-se antibióticos, por via oral e parenteral, eduas aplicações locais diárias de creme à base de antibiótico. Para o tratamento da cervicite crônica, são vários os recursos disponíveis, como a diatermocoagulação do colo uterino, aplicação de solução concentrada de ácido metacresol-sulfônico com metanal, aplicação de solução de nitrato de prata a 2 ou 5%, tratamento por laser e tratamento cirúrgico.Sempre tratar o parceiro.

SAE
Diagnóstico deEnfermagem
Déficit de conhecimento sobre a patologia adquirida

Características definidoras: Verbalização do problema: seguimento não acurado de instrução: expressa percepção incorreta acerca do estado de saúde.
Fatores Relacionados: Falta de interesse em aprender; não familiaridade com os recursos de informação.
Intervenção: Fornecer informações à cliente acerca da sua patologia: informartodos os procedimentos que irão ser realizados; mostrar as opções para que decida qual a forma de tratamento pretende se submeter.

Disfunção sexual relacionada ao processo patológico e gravidez

Características definidoras: Verbalização dos problemas; limitações reais ou percebidas, imposta pela patologia.
Fatores relacionados: Estrutura da função corporal alterada devido a gravidez e o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ENFERMEIRA
  • enfermeira
  • Enfermeira
  • enfermeira
  • enfermeira
  • Enfermeira
  • enfermeira
  • Enfermeira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!