165947900205

1174 palavras 5 páginas
A importância da educação infantil
Introdução:
Há muitos anos, a educação infantil era tida como um espaço onde a criança ia para brincar, se divertir, passar o tempo, ter oportunidade de conviver com crianças da mesma idade porém, mais do que isso, a educação infantil conquistou seu espaço de valorização e respeito, podendo ser vista como construtora das primeiras aprendizagens sociais e intelectuais do sujeito, através das experiências em que este vive no espaço escolar. Na Educação Infantil a criança certamente brinca, começa a fazer amigos, passa horas felizes convivendo com crianças e adultos que não são seus familiares.
Desenvolvimento:
A criança é um ser completo, tendo sua interação social e construção como ser humano permanentemente estabelecido em tempo integral. Cuidar e educar significa compreender que o espaço/tempo em que a criança vive exige seu esforço particular e a mediação dos adultos como forma de proporcionar ambientes que estimulem a curiosidade com consciência e responsabilidade. Cuidar e educar é impregnar a ação pedagógica de consciência, estabelecendo uma visão integrada do desenvolvimento da criança com base em concepções que respeitem a diversidade, o momento e a realidade, peculiares à infância.
O Referencial Curricular Nacional para a educação infantil, criado em 1998, pelo Ministério da Educação propõe a indissociabilidade das ações de cuidar e educar crianças de 0 a 5 anos idade, sem hierarquizar os profissionais ou a instituição que atuam com as crianças pequenas. Cuidar é preciso estar comprometido com o outro ser solidário com suas necessidades, confiando em suas capacidades criando assim um vinculo entre quem cuida e quem é cuidado. O cuidar deixa de ser assistencialista e adquiri um caráter educativo, não tem como desmembrar um do outro um depende do outro quando você esta cuidando você esta educando cuidar na educação infantil esta em todos os momentos tanto quanto no desenvolvimento de um projeto especifico quanto na

Relacionados

  • 165947900205
    1089 palavras | 5 páginas