161.1111.1112

316 palavras 2 páginas
LEV VYGOTSKY
Lev S.Vygotsky, era um professor e pesquisador, foi contemporâneo de Piaget, e nasceu e viveu na Rússia, e morreu de tuberculose, aos 37 anos.
Sempre acreditou em uma sociedade mais justa sem conflito social e exploração. Construiu sua teoria tendo por base o desenvolvimento do individuo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desnvolvimento, sendo essa teoria considerada histórico-social.
Vygotsky considera o papel da instrução um fator positivo, no qual a criança aprende conceitos socialmente adquiridos de experiências passadas e passarão a trabalhar com essas situções de forma consciente.
Para Vygotsky, método é algo para ser praticado e não aplicado, como o fim justificando os meios, nem uma ferramenta para alcançar resultados. Método é simultaneamente condição prévia e produto.ele acredita que é a compreensão através do contraste social e origem que constróem conhecimento, para Vygotsky cultura não regula processos naturais, e sim substitui os processos elementares e o conteúdo total dos fenômenos pscológicos.
Ele afirmou que mecanismos naturais governam o comportamento das crianças, antes dos 2 anos a criança ja participa das relações sociais.
Trabalhando com vitimas da guerra e da revolução Russa , Vygotsky deparou-se com uma variedade de traumas somáticos e psicológicos.Verificou que através do Braille e Quirologia eram artefatos sociais que ajudaram a a compensar os prejuízos fisícos como a visão e audição essas compensações permitem ao indivíduo desenvolver suas funções, lendo comunicando , argumentando .
A experiência social inclui a maneira na qual as pessoas estimulam e derigema atenção da pessoa, comportamento padrão, (encorajar, desencorajar), controlar movimentos e organizar as relações de espaço entre indivíduos.Tratamento social e produtos socialmente produzidos geram e caracterizam fenômenos psicológicos.

Relacionados