157145454

1251 palavras 6 páginas
Resumo
Durante vários séculos os gladiadores eram a principal fonte de divertimento dos romanos. Eles eram escolhidos entres os escravos mais fortes e saudáveis que passavam por rigorosos treinamentos assim possibilitando ate lutar entre animais. Sua alimentação era basicamente vegetariana com frutos e vegetais, pois na época o preço da carne tinha alto valor. Com todas as batalhas, ferimentos e mortes sempre tinham a preferência de serem gladiadores e não escravos, pois com o acumulo de vitorias poderá ter a liberdade de acordo com a vontade do imperador, se erguesse a mão fechada ou o polegar o gladiador era salvo, assim recebia uma espada feita de madeira simbolizando sua liberdade.
Palavras chaves: Gladiadores. Escravos. Liberdade.

1 Introdução Durante a sua expansão e as suas conquistas, Roma teve um grande número de escravos, e esses escravos eram usados para divertir o povo romano. Desde então surgiu o gladiador que era um lutador escravo treinado em Roma Antiga. O nome gladiador surgiu devido à espada curta usada por este lutador, o gladius (gládio).

2 História As primeiras lutas conhecidas aconteceram no ano de 286 a.C., no inicio da primeira guerra Púnica, tendo inicio com os Etruscos, a luta entre gladiadores em Roma era realizada no Coliseu e em outras arenas (estádios da época), que eram os principais palcos das lutas. Os Gladiadores se enfrentavam para entreter o público, e o duelo só terminava quando um deles morria, ficava desarmado ou ferido impossibilitado de continuar o combate, se o derrotado seria morto ou não, dependiam da reação do imperador, se erguesse a mão fechada ou o polegar o gladiador era salvo. Como os gladiadores eram escravos fortes e diferenciados, mesmo assim eram condenados a morte que tinha a obrigação de batalhar em diversos tipos de arenas podendo batalhar no glorioso Coliseu (maior arena das batalhas entre gladiadores e animais) para entreter a população da Roma antiga.

Relacionados