151500310523

Páginas: 11 (2649 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
INTRODUÇÃO
Planejar uma residência sem considerar as louças e os metais é hoje algo impensável. As louças e os metais são grandes protagonistas da evolução dos banheiros, cozinhas, da própria forma de construir e ornamentar. Dos antigos jarros e bacias vieram as cubas e as pias, as torneiras substituem o processo primitivo de transporte d’agua, e além de cumprir sua função embeleza o ambientecom suas formas e cores. Mesmo as latrinas, deram lugar à bacias sanitárias. Os Metais devido à sua plasticidade, podem ser transformados em peças decorativas, elementos estruturais, portas, esquadrias, pisos, grades, etc. No presente trabalho trataremos dos processos de fabricação, da indústria, da aplicação dessas louças e metais na área a engenharia civil, mostrando que por mais despercebidoque possa nos parecer, esses detalhes são importantes e requerem grande tecnologia e investimentos das empresas que os produzem. Abordaremos de forma sucinta algumas vantagens e as desvantagens de certos produtos, além de uma ideia de preços dos produtos.
METAIS
Metal (do ponto de vista tecnológico) pode ser definido como elemento químico que existe como cristal ou agregado de cristais, no estadosólido, caracterizado pelas seguintes propriedades: alta dureza, grande resistência mecânica, elevada plasticidade (grandes deformações sem ruptura) e alta condutibilidade térmica e elétrica. Os metais são um dos grupos mais importantes entre os materiais de construção, devido às propriedades que possuem (diversos empregos na construção). A utilização de ligas metálicas, melhorando ou comunicandocertas propriedades, fez ampliar o campo de aplicações desses materiais. Aparecem na natureza em estado livre ou compostos. Concentrados em jazidas. Os principais minérios são:
- Alumínio: bauxita;
- Chumbo: galeria;
- Cobre: calcosina, cuprita, calcopirita, malaquita e azurita;
- Estanho: cassiterita;
- Zinco: blenda, calamina e smithsonita.
LIGAS
Os metais em geral não são empregadospuros, mas fazendo parte de ligas. A liga é uma mistura, de aspecto metálico e homogêneo, de um ou mais metais entre si ou com outros elementos. Nesse caso busca-se obter propriedades mecânicas e tecnológicas melhores que a dos metais puros. O processo mais simples de obtenção das ligas é a fusão, ou seja, mistura dos componentes fundidos na proporção desejada. Entretanto existem outros processoscomo : pressão , aglutinação (uso de um cimento), eletrólise, etc.
PROPRIEDADES DOS METAIS
As propriedades que interessam para a construção, são: aparência, densidade , resistência à esforços mecânicos, dureza, dilatação térmica, condutibilidade elétrica, resistência ao choque e à fadiga e oxidação.
APARÊNCIA
Todos os metais comuns são sólidos à temperatura ordinária, a porosidade não é aparentee possuem brilho característico.
DENSIDADE
Nos metais mais comuns variam entre 2,56 e 11,45 (platina=21,30)

DILATAÇÃO E CONDUTIBILIDADE TÉRMICA
O coeficiente de dilatação dos metais se situa entre 0,10 - 0,030 mm/m/ °C; a ordem decrescente começa com o zinco, depois chumbo, estanho, cobre, ferro e termina com aço. Com relação a condutibilidade térmica a prata é o maior condutor seguido decobre, alumínio, zinco, bronze, ferro, estanho, níquel, aço e chumbo.
CONDUTIBILIDADE TÉRMICA
Os metais são bons condutores elétricos, o cobre e o alumínio são utilizados tradicionalmente na transmissão de energia elétrica.
METAIS SANITÁRIOS
Na história da humanidade a assepsia já passou de ritual de purificação à condição de pecado. Os hábitos e costumes foram se modificando com tempo ejuntamente com eles o banheiro ganhou espaço nas casas. No decorrer da história o banheiro ganhou novas formas, materiais e funções e os metais sanitários ganharam destaque no projeto desse ambiente. Os metais sanitários constituem-se em toda a linha de utensílios e equipamentos presentes em cozinhas, banheiros (ou salas de banho), áreas de serviço e lavabos, como: torneiras, chuveiros, duchas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!