Estudo Dirigido

Páginas: 5 (1249 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
ESTUDO DIRIGIDO DO CAPÍTULO 9 - INTELIGÊNCIA
O que se entende, em psicologia, quando se fala em inteligência?
Os psicólogos concordam que inteligência não é uma questão de “tudo ou nada”, mas uma qualidade que todos possuem, em maior ou menor grau. Sendo assim, a inteligência é uma capacidade global do indivíduo que se expressa pela sua facilidade em aprender, atuar eficientemente sobre omeio e pensar abstratamente.
Qual o procedimento do teste de Stanford-Binet para estabelecer a IM?
Binet e Simon desenvolveram diversas tarefas que enfatizavam diferentes fatores como julgamento, compreensão, raciocínio, memória e outros. A fim de verificar a dificuldade desses itens, aplicaram os testes a 50 crianças normais cuja idade variava de 3 a 5 anos e algumas crianças retardadas.Posteriormente houve diversas modificações e revisões nesta escala e em 1977 foram apresentadas questões por níveis de idade. Assim, para cada faixa etária eram aplicadas questões que 75% de crianças normais dessa idade conseguiriam responder. Desta forma, o resultado dos testes podia ser apresentado como “idade mental” (IM), isto é, correspondente às questões que ela podia resolver.
O teste éadministrado por um examinador treinado a uma única pessoa por vez, face a face. Leva-se mais ou menos uma hora para a aplicação do teste.
Qual seria o QI de uma criança de 4 anos cuja IM fosse igual a 3 anos e 2 meses?
De acordo com a fórmula do quociente intelectual, idade mental dividida por idade cronológica multiplicada por 100, a criança apresentada teria um QI de 80 que pela classificação deStanford-Binet, considerada uma inteligência lenta.
Apontar duas críticas que costumam ser dirigidas ao teste Stanford-Binet:
Uma das críticas dirigidas ao teste Stanford-Binet, feita pelos psicólogos que acreditam existir diversas dimensões de inteligência, se refere ao fato do QI, sendo um resultado numérico único, não expressar adequadamente a capacidade do indivíduo.
Além disso, o testepossui predominantemente questões que requerem aptidão verbal e a criança que tem capacidade pouco desenvolvida, apesar de outras muito desenvolvidas, fica prejudicada com o resultado.
A segunda crítica aponta que os itens do teste assemelha-se com o que é passado em sala de aula. Isso faria com que as crianças de classe média alta fossem favorecidas, já que estão acostumadas com esse tipo dequestão.
Quais são as maneiras encontradas para expressar o QI de adultos?
No teste de Stanford-Binet, a idade de qualquer pessoa adulta é computada, sempre, como sendo 15 anos, não importando sua idade cronológica verdadeira. Outra maneira é transformar os resultados brutos em resultados relativos.
O que significa, em termos de percentil, um QI de 90?
Significa dizer que 90% dos entrevistadosobtiveram resultados mais altos do que os 10% restante.

Quais são os valores de QI de desvio, na escala Wechsler, que marcam os limites da normalidade?
Os valores de 115 e 130.
Listar os tipos de testes empregados para medir a inteligência
Tanto o Stanford-Binet quanto o Wechsler são testes individuais. Devido a necessidade de medir a inteligência de um grande número de pessoas surgiram testesque pudessem ser aplicados coletivamente. Em geral, os testes coletivos são de lápis e de papel e muitos deles são aplicáveis também em pessoas que não sabem ler.
O que significa retardamento mental? Discorrer sobre a validade ou não de se considerar o retardamento mental como um problema de características únicas.
Retardamento mental é a expressão que designa um desempenho intelectualinferior e se caracteriza por comportamento adaptativo ineficiente. Constitui um erro considerar que todos os retardados mentais tenham características idênticas. Há muitas variedades de retardamento mental, além das diferenças individuais entre eles. É preciso lembrar também que o retardo não é uma doença mais uma deficiência que pode ter várias causas, como as deficiências herdadas, as lesões por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo dirigido
  • Estudo dirigido
  • estudo dirigido
  • Estudo dirigido
  • Estudo dirigido
  • Estudo Dirigido
  • Estudo dirigido
  • estudo dirigido

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!