144155458552

569 palavras 3 páginas
IFSP SUZANO Experimento N° 01

Aferição de Material Volumétrico

Edna Disciplina: QGE P1 Profº: Paulo
Data do experimento: 03/04/2014
Data de entrega: 03/04/2014

Suzano
2014

1.0 OBJETIVO:
2.0 INTRODUÇÃO TEÓRICA:
3.0 PARTE EXPERIMENTAL:
3.1 MATERIAIS UTILIZADOS:
Pipeta volumétrica
Balão volumétrico 100ml
Bureta
Erlenmeyer
Balança analítica
Pera
Termômetro
Papel absorvente

3.2 REAGENTES:
Água destilada

3.3 PROCEDIMENTOS:
Aferição de balão volumétrico
Estando o balão limpo, seco e com tampa, colocou-se o mesmo sobre o prato de uma balança semi-analítica, sem tocá-lo diretamente com as mãos. Anotou-se a massa.
Após isso, encheu-se com água destilada, até o menisco levou-se até a balança novamente, medindo-se a massa. Anotou-se a temperatura da água.

Calibração de pipetas
Pesou-se um erlenmeyer de 100 mL e pipetou-se a água em equilíbrio térmico com o ambiente, transferindo-a para o erlenmeyer, que após esta operação é novamente pesado.
Por diferença de pesagens tem-se a massa da água escoada pela pipeta. Repete-se este procedimento mais uma vez. ATENÇÃO: Utilize uma tira de papel para manusear o erlenmeyer. Se tocá-lo com as mãos, a gordura depositada no recipiente pode alterar a medida da massa.
Mede-se a temperatura da água usada na calibração e verifica-se o valor tabelado da sua densidade, nesta temperatura.
Calibração de bureta Feita a limpeza da bureta, proceder da seguinte maneira:
Após escoamento total da água destilada na operação final de limpeza, enche-se a bureta com quantidade de solução titulante e verifique se na parte inferior (torneira) há bolhas de ar, que deverão ser eliminadas. Enche-se novamente a bureta até um pouco acima do menisco. Enxuga-se a extremidade externa da ponta com papel absorvente (não permitir que o papel absorva água da ponta da

Relacionados