1425497135071

723 palavras 3 páginas
E se houvesse uma eleição na sua empresa?
Andre Caldeira
Você sabe ao certo o grau de engajamento das pessoas que trabalham na sua empresa ou na equipe da qual você é o gestor? Você tem segurança sobre a sua forma de gestão, para que atrair e desenvolver talentos seja preponderante a trocar e perder profissionais?
Se o seu time atual de talentos participasse de uma eleição para decidir sobre a sua permanência no cargo que ocupa, qual seria o resultado? Você seria reeleito para sua posição atual? Ganharia no primeiro turno ou teria que travar uma batalha apertada com algum outro oponente para conseguir permanecer no cargo? Teria que usar táticas de amedrontamento, envolvendo fantasia e medo? Seria sumariamente derrotado?
Se sua capacidade de liderança pudesse ser pauta de votação e escolha, qual seria o placar final?
Em tempos de eleição e discussão sobre o papel dos líderes nas organizações, precisamos refletir sobre o que cada um de nós pode fazer para engajar mais os talentos com os quais trabalhamos, em prol de melhores resultados individuais e coletivos, para a permanência destes talentos nas empresas, e também para a criação de culturas mais fortes, que se refletem em ambientes profissionais mais saudáveis, atraentes e produtivos.
A seguir, elenco alguns pontos que considero fundamentais para construir engajamento e desenvolver talentos nas empresas. Começo com uma lista de requisitos básicos:
a. Condições de trabalho – são os aspectos físicos, de limpeza, higiene, iluminação e bem-estar mínimo. Quase como itens de salubridade, que representam as condições mínimas para sua empresa deve oferecer para que as pessoas rendam e produzam.
b. Relações interpessoais e pertencimento – grau de integração percebido por seus colaboradores, time de trabalho e no ambiente corporativo como um todo. Se as pessoas não se sentem parte, muito em breve não vão estar ali.
c. Hierarquia e justiça – sua empresa é justa? As regras são claras e valem para todos? Os profissionais

Relacionados