135698945487

616 palavras 3 páginas
FACULDADE

PROJETO - O LÚDICO COMO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

O LÚDICO COMO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Tema de interesse: O lúdico na educação.

Delimitação do tema e sua relevância: O lúdico na educação infantil como processo de ensino-aprendizagem. O tema abordado nesta pesquisa torna-se relevante, para que se possa estudar o conceito da atividade lúdica relacionando-a a determinado período ao qual a criança se encontra em desenvolvimento, podendo ainda ser útil como fonte para o leitor educador buscar atividades e recursos diferenciados para aplicar em sua aula.

Objetivo Geral: Apresentar o início de um estudo voltado para a importância do lúdico, dos jogos e do brincar em relação ao processo de ensino aprendizagem, percebendo a importância dos jogos e do brincar como boa proposta de interferência nos processos de ensino aprendizagem de crianças até 5 anos.

Objetivos Específicos: Conhecer e analisar a importância do uso das brincadeiras, suas principais contribuições para o processo ensino-aprendizagem na Educação Infantil.
Discutir a importância do lúdico no desenvolvimento da criança, assim como o papel do professor como mediador do conhecimento.

Metodologia da pesquisa: O trabalho será realizado através de pesquisa de caráter bibliográfico, combinada com pesquisas que podem auxiliar na pratica docente. Alguns teóricos como Perrotti, Piaget, Wajskop, Machado, Château... serão consultados para embasar a pesquisa. Pois, sendo o brincar é uma atividade natural do ser humano, ao brincar e jogar, a criança fica tão envolvida com o que esta fazendo, que coloca na ação seu sentimento e emoção. Ao brincar as crianças recriam e repensam os acontecimentos que lhes deram origem, sabendo que estão brincando. A brincadeira favorece a auto-estima das crianças, auxiliando-as a superar progressivamente suas aquisições de forma criativa. Para brincar é preciso que as crianças

Relacionados