redcoat

345 palavras 2 páginas
BALAIADA
NARRADOR: A Balaiada foi uma importante revolta popular que eclodiu na província do Maranhão, entre os anos de 1838 e 1841. Nessa época, a economia algodoeira maranhense entrou em decadência quando a produção dos Estados Unidos se normalizou com o fim da guerra da independência, retomando o fornecimento para a Inglaterra e ao mesmo tempo sendo feroz concorrente do algodão maranhense. A profunda crise econômica e o quadro de miséria do sertanejo, dos artesões e dos negros escravos explicaram os rumos tomados pela Balaiada
NARRADOR: 1( Francisco entra na cadeia sem ser visto )  Francisco dos Anjos invade a cadeia, libertando o seu irmão e aproveitando a situação libertou todos os outros presos que foram jogados nas celas injustamente.
2( Francisco está fugindo da prisão com os presos – enquanto finge diálogo entre fugitivos)
Narrador: Francisco dos Anjos convenceu a todos de que a melhor forma de acabar com essa situação de pobreza em que viviam eram se unir e tentar derrubar o governo regencial.
3( Todos os personagens estão reunidos com seu líder Francisco dos Anjos( fabricante de balaios), que está articulando o movimento chamado de BALAIADA ).
4( Personagens se movimentam, preparando o ataque informal)
Francisco : - Há muito tempo aguentamos essa pobreza e violência que esta região nos submeteu, ,,. Não podem deixar-nos nessa pobreza. ( Raimundo Gomes da apoio a Francisco dos Anjos)
NARRADOR: Francisco dos Anjos junto com seu bando ( personagens invadem o interior maranhense ) tentam invadem o interior maranhense. Eles conseguiram o poder sobre algumas regiões, entretanto não conseguiram consolidar no poder em virtude da dissolução gradual dos bandos armados .
NARRADOR: Devido as invasões o coronel planejou um contra-ataque enquanto Francisco dos anjos planejava sua ultima invasão, achando que teria vitória sobre as tropas do coronel Luiz Alves.
5( Luiz Alves chega e derrota Francisco dos Anjos)
NARRADOR : O único problema era que,

Relacionados

  • Experimento de quimica
    7729 palavras | 31 páginas
  • HAmeII Unidade 1
    21119 palavras | 85 páginas
  • Kkkkkkkkkkkk
    150184 palavras | 601 páginas
  • uma breve história da linguagem- livro
    80247 palavras | 321 páginas