13245566777

Páginas: 10 (2437 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013

Colégio Manoel Moratto – Ensino Fundamental e Médio

Disciplina: Gramática Profes

Data _____ /_____ /2013
PRIC 1º ANO – 1º BIMESTRE


1. Terra em chamas
Com seu privilégio territorial, o Brasil jamais deveria ter o campo conflagrado. Existem 371 milhões de hectares prontos para a agricultura no país, uma área enorme, queequivale aos territórios de Argentina, França, Alemanha e Uruguai somados. Mas apenas 14% dessa terra, igual à Alemanha, tem algum tipo de plantação. Outros 48%, área quase igual à do México, destinam-se à criação de gado. O que sobra, uma África do Sul inteira, é o que os especialistas chamam de terra ociosa. Nela não se produz 1 litro de leite, uma saca de soja, 1 quilo de batata ou um cacho de uva.Por trás de tanta terra à-toa esconde-se outro problema agrário brasileiro. Quase metade da terra cultivável está nas mãos de 1% dos fazendeiros, enquanto uma parcela ínfima, menos de 3%, pertence a 3,1 milhões de produtores rurais. É como se a população da cidade de Resende, no interior do Estado do Rio de Janeiro, fosse dona de três Franças, enquanto a população da Nova Zelândia tivesse apenas umEstado de Santa Catarina.
(...)
(...) Juntando tanta terra na mão de poucos e vastas extensões improdutivas, o Brasil montou o cenário próprio para atear fogo ao campo. É aí que nascem os conflitos, que nos últimos quinze anos, só em chacinas, fizeram 115 mortos. Daí surge a massa de sem-terra, formada tanto por quem perdeu seu pedaço para plantar como pela multidão de excluídos,desempregados ou biscateiros da periferia das grandes cidades, que são, de uma forma ou de outra, gente também ligada à questão da terra - porque perdeu a propriedade, porque não choveu, porque o pai vendeu a fazenda, porque ela foi inundada por uma represa.
( VEJA. "Sangue em Eldorado". SP Editora Abril, Edição 1441 / Ano 29 / N 17. 24/04/96. p. 40.)
Atenção - vocabulário:
conflagrado (linha 2) - emagitação, em convulsão
Um dos aspectos do problema tematizado em "Terra em chamas" está discutido no seguinte trecho:
" O que sobra, uma África do Sul inteira, é o que os especialistas chamam de terra ociosa. Nela não se produz 1 litro de leite, uma saca de soja, 1 quilo de batata ou um cacho de uva. Por trás de tanta terra à-toa esconde-se outro problema agrário brasileiro."
a) Aponte adiferença de sentido entre "terra ociosa" e "terra à-toa", no trecho destacado.
b) O emprego da expressão "terra à-toa", em confronto com a expressão "terra ociosa" , manifesta a função emotiva ( ou expressiva ) da linguagem. Explique por quê.

2. Indique a alternativa errada:
a) ( ) As pessoas mal-educadas, sempre se dão mal com os outros.
b) ( ) Os meus ensinamentos foram mal interpretados.
c)( ) Vivi maus momentos, naquela época.
d) ( ) Temos que esclarecer os mau-entendidos.
e) ( ) Os homens maus sempre prejudicam os bons.

3. Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam corretamente grafadas:
a) ( ) maxixe, aterrizar, hilaridade, desinteria, impigem;
b) ( ) dignitário, infestada, empecilho, linimento, muchocho;
c) ( ) rixa, chuchu, cochichar, beringela, poleiro;d) ( ) bulir, expender, jirau, geringonça, meretíssimo;
e) ( ) exegese, manjedoura, miçanga, soçobrar, herege.

4. “Trate de arrumar o aparelho que você quebrou e costurar a roupa que você rasgou, do contrário não saíra de casa nesse final de semana.” As palavras destacadas podem ser substituídas por:
a) ( ) concertar, coser e se não.
b) ( ) consertar, coser e senão.
c) ( ) consertar,cozer e senão.
d) ( ) concertar, cozer e senão.
e) ( ) consertar, coser e se não.

5. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase abaixo: Da mesma forma que os italianos e japoneses _________ para o Brasil no século passado, hoje os brasileiros _______________ para a Europa e para o Japão, à busca de uma vida melhor; internamente, os para o Sul, pelo mesmo motivo....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!