Projeto de Pesquisa

Páginas: 5 (1215 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Trabalho de Desdobramentos da Teoria Psicanalítica
Filme: Precisamos falar sobre Kevin































Teoria de Melanie Klein X Filme: Precisamos falar sobre Kevin

O objetivo do trabalho é relacionar a teoria psicanalítica de Melanie Klein com os comportamentos observados no filme precisamos falar sobreKevin. O filme relata a história de uma mãe e um filho que desde o seu nascimento estabelecerem um relacionamento causado por frustrações determinantes para os acontecimentos durante o desenvolvimento de Kevin.
No início do filme Eva tenta recomeçar sua vida à procura de trabalho, porém ela é maltratada pela maioria das pessoas e vizinhos, devido o acontecimento crucial que mudou sua vida.Durante o filme enquanto tenta refazer sua vida, revive com imensa culpa e remorso os acontecimentos que ocorrem e mudaram sua vida.
Eva se casa, porém não desejava ser mãe, mas acabou engravidando por causa da vontade do esposo de ter uma família. Desde sua vida uterina (gravidez) Kevin não era desejado pela mãe Eva. Ao nascer Kevin foi rejeitado pela mãe que o tratava com indiferença e asco.Segundo Klein (1959), o comportamento do indivíduo no meio social é resultado do desenvolvimento da infância até a vida adulta.
O desenvolvimento do indivíduo começa desde a vida uterina, e ao nascer as nossas relações emocionais são fundamentais para que ocorra um desenvolvimento saudável. Segundo Klein, durante os primeiros meses de vida o bebê não espera apenas o alimento da mãe, mas também amor ecompressão. Essa relação de confiança ocorre durante o que Klein chamou de seio bom e seio mal, que são os primeiros objetos internalizados pelo bebê.
A introjeção e a projeção fazem parte das fantasias inconscientes do bebê. A projeção ocorre quando a mãe é presente e estabelece uma relação de amor e confiança com o bebê, que para ele significa a mãe boa. Caso a mãe não estabeleça essa relaçãoo que será internalizado é o objeto mal ou seio mal, fazendo com que o bebê perceba seu mundo hostil e desenvolva assim comportamentos e impulsos destrutivos onipotentes como a ansiedade persecutória e a cisão que predominam os primeiros 3 ou 4 meses de vida, e é denominada de Posição esquizo-paranóide.
Durante o filme fica evidente que o Kevin quando bebê teve a mãe ausente e indiferente à suasnecessidades de desenvolver uma relação de amor e confiança. Na fase do Complexo de Édipo as consequências de frustrações vivenciadas no desmame, faz com que Kevin reforce essas frustrações na fase anal, pois usou fradas por um bom tempo. Esse era um mecanismo de defesa que Kevin tinha para obter atenção e amor de sua mãe.
Num momento do filme Kevin suja as fraldas após a mãe ter acabado detrocá-las, em um ataque de fúria Eva o joga contra a parede quebrando o braço de Kevin como consequência. O garoto fica com uma cicatriz no braço e a usa para causar culpa em Eva quando quer sua atenção e seus desejos atendidos. Eva como forma de reparação da culpa atende seus pedidos.
O pai de Kevin sempre foi atencioso com o menino, e esforçava-se para dar-lhe o amor e a compreensão que a mãe nãolhe dava. Quando criança Kevin brinca de arco e flecha, tiro-alvo com o pai e até a sua adolescência o pai incentivava essa brincadeira. Segundo Klein (1955), no brincar a criança manifesta suas situações emocionais, e pode se encontradas as repetições de experiência e detalhes da vida cotidiana entrelaçadas nas fantasias da criança.
Durante a infância Kevin sente inveja, tanto que em umepisódio destrói os mapas que a mãe colecionava em seu quarto. A inveja é explicada por Klein (1957) como criança deseja algo de seu objeto de amor (mãe), não para si, mas para tornar-se parte de si, Kevin gostaria que a relação de dedicação e amor que Eva tinha pelos mapas fosse igual para ele, tornassem parte dele.
A mãe de Kevin engravida, despertando outros sentimentos no menino, Kevin sente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodologia de Pesquisa( Projeto de Pesquisa)
  • Projeto de pesquisa
  • Projeto de pesquisa
  • Projeto de pesquisa
  • Projeto de pesquisa
  • Pesquisa-projeto
  • Projeto de pesquisa
  • Projeto de pesquisa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!