1 Aula MPEHG Visao Geral Dos PCNs

1175 palavras 5 páginas
1ª. AULA METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Visão Geral dos PCNs para os anos iniciais do Ensino Fundamental
DA HISTÓRIA AOS ESTUDOS SOCIAIS
Da 2ª. Guerra Mundial até o final da década de 70 foi um período de lutas pela especificidade da História e pelo avanço dos Estudos Sociais no currículo escolar. Nos anos imediatos ao pós – guerra, a História passou a ser considerada, pela política internacional, como uma disciplina significativa na formação de uma cidadania para a paz, merecendo cuidados especiais tanto na organização curricular quanto na produção dos materiais didáticos.
HISTÓRIA E GEOGRAFIA X ESTUDOS SOCIAIS
A UNESCO passou a interferir na elaboração de livros escolares e nas propostas curriculares, indicando possíveis perigos na ênfase dada às histórias de guerras, no modo de apresentar a história nacional e nas questões raciais, em especial na disseminação de ideias racistas e preconceituosas.
A História deveria revestir­se de um conteúdo mais humanístico e pacifista.
No plano da educação elementar a tendência era substituir História e Geografia por Estudos Sociais.
HISTÓRIA NO NÍVEL SECUNDÁRIO
Ao longo das décadas de 50 e 60, sob inspiração do nacional­desenvolvimentismo, e da presença americana na vida econômica brasileira, o ensino de História, no nível secundário, voltou­se especialmente para o espaço americano, fortalecendo o lugar da História da América no currículo com a predominância da História dos Estados Unidos.
A consolidação dos Estudos Sociais em substituição a História e Geografia ocorreu a partir da Lei n. 5692/71, durante o governo militar. ESTUDOS SOCIAIS ~ EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA
Os Estudos Sociais constituíram­se ao lado da Educação Moral e Cívica em fundamentos dos estudos históricos, mesclados por temas de Geografia centrados nos

Relacionados