07715615730

491 palavras 2 páginas
TRABALHO 8s
SETSUYAKU – SENSO DE ECONOMIA E COMBATE AO DESPERDÍCIO
Este senso visa combater o desperdício no ambiente de trabalho criando alternativas de redução de perdas de materiais e serviços, conscientizando também a prática da reciclagem, contribuindo, assim, com a não degradação do meio ambiente.

Benefícios: economia para a empresa, redução de horas extras, preservação do meio ambiente, reeducação das práticas de aquisição de materiais.
O Programa 8S é uma extensão do Programa 5S, criada para aperfeiçoar e dar continuidade aos 5S’s. Trata-se de uma forma simples de combate ao desperdício, de conservação de recursos e de aumento de capital, aplicável a qualquer tipo de empresa ou instituição, independente do porte.
Os 8S’s têm como objetivos a mudança de hábitos e comportamentos, a partir da educação, qualificação e treinamento dos envolvidos no Programa. Sua principal característica é a não necessidade de investimentos tecnológicos e financeiros para colocá-lo em prática, sendo fundamental o comprometimento de todos.
A partir da necessidade de aperfeiçoar o Programa 5S, este ganhou mais três S’s (Shikari Yaro, Shido e Setsuyaku) e a ordem se sua implantação foi alterada. O Programa ficou, então, assim estruturado:
1º S - Shikari Yaro – Senso de determinação e união - São precisos determinação, comprometimento e união de todos para que o Programa funcione continuamente. Nesse momento, a transparência na gestão da empresa ganha destaque.
2º S - Shido – Senso de educação e treinamento – Todos precisam ser qualificados e receber treinamentos, sempre que necessário, para atingirem a competência adequada para realizar suas atividades.
3º S - Seiri – Senso de Utilização - É preciso definir e separar o que é útil daquilo que é desnecessário.
4º S - Seiton – Senso de Organização - Organizar e identificar os itens e espaços da empresa ou instituição.
5º S - Seiso Senso de Limpeza - É preciso limpar e preservar o ambiente.
6º S - Seiketsu – Senso

Relacionados