071349151147

1309 palavras 6 páginas
resumo Livro: Ana Beatriz Barbosa Silva Mentes perigosas, O Psicopata mora ao lado
A autora começa o seu enredo com uma fabula muito apropriada para retaratar o comportamento e conduta de um psicopata! De um lado uma vil e traiçoeira, e do outro um sapo de "bom coração" que caiu na conversa do escopião e por conta disto acabou muito mal, pagou com a propria vida por acreditar no escorpião.
A autora nos revela que identificou essas criaturas " os psicopatas" não é uma tarefa nada facil, pois eles "enganam e representam muito bem!", e possuem uma serie de atributos, e se ultilizam deles para devastar a vida de qualquer que seja a vitima. A autora nos remete ainda à diferença entre " estar " consciente e ser consciente, enquanto uma revela o estado momentaneo do ser humano, o outro refere-se a forma de agir e condizir a vida, às açoes do individou em relação às pessoas e as coisas. De forma bem objetiva revela a conduta do ser humano, a sua forma de se comportar e agir nas varias situações da vida, indica a presença ou a ausencia de sentimentos, afetos, emoçoes, generosidade, enfim sentimentos nobres. A consciencia genuina é descrita como a criadora do significado da vida, relacionanda a habilidade de amar, de colocar-se no lugar do outro, de ser bom, de não magoar, de pedir desculpas, de zelar pelo proximo ou protestar contra a violencia, de salvar vidas, dentre outros comportamentos voltados para o bom convivio e a eserança de um mundo melhor.
É essa consciencia genuina que falta aos psicopatas, ausencia essa traduzida e constatada pelos seus atoa criminosos com suas mentes frias e calculistas e suas ações desprovidas de sentimento e compaixão. A autora nos alerta para a presença desses individuos em todas as camadas da sociedade, possuindo variadas profissões, culturas e outros, e o que é pior ela nos revela que a maioria dos psicopatas jamais esteve numa delegacia ou prisão, estão entre nós convivendo conosco e devastando as vidas das pessoas

Relacionados