061975580639

8216 palavras 33 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

CARMELINDA ALVES DE SOUZA RA; 3333545684
JULIANA CRISTINA VIXINESCHI RA; 3340555670
MARCIA CRISTINA DE BRITO NAUFAL RA; 3345567988
ROSIMEIRE PAIXÃO DOS SANTOS RA; 3345563351

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “educação Profissional e educação em Ambientes não Escolares”, sob orientação do professor-tutor à distância Fernanda Borges.

Santo André- 2014

O QUE É EDUCAÇÃO NÃO- FORMAL?

A educação não formal é aquela que ocorre fora do sistema formal de ensino, sendo complementar a este.
É um processo organizado, mas geralmente os resultados de aprendizagem não são avaliados formalmente. Educação voluntária, não hierárquica e baseia-se na motivação intrínseca dos formandos que por si mesmos procuram a aprendizagem. Toma em consideração as necessidades pessoais dos formandos e adequa-se a essas necessidades para responder às suas aspirações. No caso dos adultos, é um tipo de aprendizagem ao longo da vida.
Como se educa? Em que situação, em qual contexto? A educação formal pressupõe ambientes normatizados, com regras e padrões comportamentais definidos previamente. A não-formal ocorre em ambientes e situações interativos construídos coletivamente, segundo diretrizes de dados grupos, usualmente a participação dos indivíduos é optativa, mas ela também poderá ocorrer por forças de certas circunstancias da vivência histórica de cada um. Há na educação não-formal uma intencionalidade na ação, no ato de participar, de aprender e de transmitir ou trocar saberes. Por isso, a educação não-formal situa-se no campo da Pedagogia Social- aquela que trabalha com coletivos e se preocupa com os processos de construção de aprendizagens e saberes coletivos. . A informal opera em

Relacionados