042550120922

5196 palavras 21 páginas
ANÁLISE DO DESENHO INFANTIL SEGUNDO AS IDEIAS DE LUQUET

Introdução

Aspectos do desenho da criança
A sensação tátil do lápis. A surpresa da marca na superfície. O poder de controlar os rabiscos. A satisfação de produzir algo. A descoberta da diversão do desenhar... Toda criança, desde muito cedo, descobre que pode deixar marcas em vários lugares e, geralmente, a parede de casa é um dos primeiros suportes para liberar a criatividade, pelo menos até que alguém a detenha da prazerosa atividade. O desenhar da criança vai evoluindo e se transformando até chegar a hora em que outras atividades começam a ficar mais atrativas e divertidas, como os jogos de videogame e os desenhos animados.
Era justamente nesta fase que Igor se encontrava quando foi iniciada esta pesquisa. O procedimento consistiu em observar e coletar, durante os meses de setembro e outubro de
2007, os registros do desenhar desta criança, um menino de cinco anos, saudável, extrovertido e ativo que, na ocasião, cursava o último ano da Educação Infantil. Morava com sua família, pai, mãe e irmã mais nova, em uma casa ao lado de seus avós maternos e próxima de alguns tios e primos. Sua rotina era frequentar a escola no período da manhã e ficar à tarde em casa na companhia de seu pai (que o buscava da escola quando voltava do trabalho) e dos avós, enquanto sua irmã estava na creche. Sua atividade preferida era jogar videogame, liberado por algumas horas durante a semana, e assistir a filmes em DVD ou televisão. Observou-se que desenhava mais na escola do que em casa e nas primeiras sessões não havia muito interesse por parte da criança em parar seu joguinho de computador para desenhar. As sessões de observação ocorreram em intervalos médios de uma semana, e foram realizadas na casa da criança, sempre em local sossegado e sem expectadores, já que o período da tarde proporcionava estas condições.
O objetivo da pesquisa foi experimentar o procedimento de coleta de desenhos, bem
como

Relacionados