03685707892

Páginas: 5 (1082 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Berengário que o encontra. Arrasta-o até o chiqueiro, onde o corpo é encontrado um dia depois. Após ler o livro que Venâncio deixara sobre sua mesa, Berengário é acometido por uma forte dor. Toma um banho com folhas de lima, mas acaba se afogando. Com essa constatação, William conclui que as três mortes foram causadas por um livro que mata ou por alguém que pode matar. Ou seja, o livro pode estarenvenenado por alguém levado a proibir esse tipo de leitura por conter valores diferentes daqueles pregados pela Igreja. Nesse momento William é interrompido pelo irmão Jorge. O bibliotecário cochicha algo para o abade. Ao ouvi-lo, este agradece os esforços de William e pede o encerramento das investigações, queimando o pergaminho. Este é um estímulo ostensivo para a audiência, a qual percebeque o abade tenta esconder algo. O abade avisa a chegada de alguns enviados do Papa, entre eles, Bernardo Gui, o Grão- Inquisidor, conhecido antigo de William. A afirmação do abade provoca a construção de inferências na audiência, que percebe a expressão de desagrado de William, provavelmente por ter algo contra o inquisidor.
CAPÍTULO 17
William se reúne com os franciscanos. Eles falam deprovidências a serem tomadas antes que Bernardo Gui chegue. Primeiro, Ubertino deve ser levado a um local seguro. Utilizando a memória de curto prazo, pode-se lembrar do comentário de William sobre os escritos hereges do ancião. Segundo, os franciscanos pedem que William deixe as investigações. William defende-se, dizendo terem fundamentos as suas palavras. Os outros se irritam porque William quersempre provar suas convicções estarem certas. Um deles lembra ter sido o orgulho intelectual do monge inglês o responsável pelos conflitos entre ele e Bernardo. A audiência fortalece a suposição de que William tem algo contra Bernardo. O enunciado de um dos franciscanos “Nem o imperador poderá salvar-te se te meteres com Bernardo de novo” faz com que a audiência crie inferências que podem serassim expressas: S1. William e Bernardo já se conhecem. S2. Bernardo e William já se confrontaram. S3. Bernardo tem poder. C – Bernardo pode prejudicar William, caso este não pare com as investigações.
24
Na cena seguinte, Adso sai do mosteiro e vai até o local onde vive a camponesa. Lá ele vê a degradação, a miséria e a imundície. Ao se deparar com essa situação, louva a Deus por suacondição de franciscano. Assim, podem-se criar inferências a partir desse pensamento: S1. Adso apaixonara-se pela camponesa. S2. Ele vai atrás dela com o intuito de vê-la. S3. Depara-se com uma situação degradante. S4. Percebe que sua situação é bem melhor que a dela. C – Ele prefere ficar no seu status de franciscano a viver com alguém que se encontra na miséria.
Na celebração religiosa,enquanto cantam, Adso vê o bibliotecário sair de uma portinhola e unir-se aos demais. Ao fazer uma reverência, percebe-se que a capa em sua cabeça está suja. Com isso, pode-se deduzir ser aquela a provável entrada para a biblioteca. O local por onde ele passou é possivelmente pouco freqüentado, visto que há marcas de sujeira em sua roupa. A última cena deste capítulo mostra a partida de Ubertino.Lembrando-se do desejo dos irmãos franciscanos de levá-lo para um outro local, pode-se supor que o mosteiro não é considerado seguro pelos próprios monges. CAPÍTULO 18
À noite, William e Adso entram na Igreja e seguem a pista deixada pelo bibliotecário. Entram em uma sala, a qual contém um altar com figuras cadavéricas. Escolhem a figura mais assustadora e descobrem ser esta a chave parauma abertura embaixo do altar. Eles descem até as fundações da torre e chegam à biblioteca. Lá encontram milhares de livros, possivelmente escondidos por serem proibidos.
CAPÍTULO 19
O mestre afirma que os livros estão escondidos por conterem uma sabedoria diferente, com idéias que fazem duvidar da infalibilidade de Deus. Parece, então, que ele possui um desejo pela verdade, combinado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!