codigo de hamurabi

Páginas: 7 (1662 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014

Clássicos da Sociologia
A sociologia surgiu em meio a grandes transformações socias (Revolução Industrial e Revolução Francesa) com o objetivo de explicar que sociedade era essa que surgia.
KARL MARX
Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883) foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou comoeconomista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista.
EMILE DURKHEIM
Émile Durkheim (Épinal, 15 de abril de 1858 — Paris, 15 de novembro de 1917) é considerado um dos pais da Sociologia moderna, tendo sido o fundador da escola francesa, posterior a Marx, que combinava a pesquisa empírica com a teoria sociológica. É amplamente reconhecido como um dos melhores teóricos do conceito da coesãosocial.
MAX WEBER
Maximilian Karl Emil Weber (Erfurt, 21 de Abril de 1864 — Munique, 14 de Junho de 1920) foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia. Seu irmão foi o também famoso sociólogo e economista Alfred Weber. A esposa de Max Weber, Marianne Weber, biógrafa do marido, foi uma das alunas pioneiras na universidade alemã e integrava gruposfeministas de seu tempo.
PARA MARX SOCIEDADE É:
Para Karl Marx, a sociedade sendo heterogênea, é constituída por classes sociais que se mantêm por meio de ideologias dos que possuem o controle dos meios de produção, ou seja, as elites. Numa sociedade capitalista, o acúmulo de bens materiais é valorizado, enquanto que o bem-estar coletivo é secundário
SOCIEDADE IDEAL (MARX)
Para Marx, asociedade não é harmônica e nem equilibrada, antes é demarcada pelo constante conflito de forças opostas que provocam mudanças constantes.
PARA DURKHEIM SOCIEDADE É:
Para Émile Durkheim, o homem é coagido a seguir determinadas regras em cada sociedade, o qual chamou de fatos sociais, que são regras exteriores e anteriores ao indivíduo e que controlam sua ação perante aos outros membros dasociedade. Fato social é a coerção do indivíduo, constrangido a seguir normas sociais que lhe são impostas desde seu nascimento e que não tem poder para modificar.
Em outras palavras, a sociedade é que controla as ações individuais, o individuo aprende a seguir normas que lhe são exteriores (não foram criadas por ele), apesar de ser autônomo em suas escolhas; porém essas escolhas estão dentro dos limitesque a sociedade impõe, pois caso o indivíduo ultrapasse as fronteiras impostas será punido socialmente
SOCIEDADE IDEAL (DURKHEIM)
Durkheim tem como sociedade ideal ou sadia aquela em que os indivíduos fossem incapazes de efetuar mudanças e se adequassem ao sistema estável, organizado e imposto pela Educação e por outras formas de coerção social.
PARA WEBER SOCIEDADE É:
Max Weber não temuma teoria geral da sociedade concebida, sendo que está mais preocupado com o estudo das situações sociais concretas quanto à suas singularidades. Além da ação social, que é a expressão do comportamento externo do indivíduo, trabalha também o conceito de poder. A sociedade, para Weber, constitui um sistema de poder, que perpassa todos os níveis da sociedade, desde as relações de classe a governadose governantes, como nas relações cotidianas na família ou na empresa. O poder não decorre somente da riqueza e do prestígio, mas também de outras fontes, tais como: a tradição, o carisma ou o conhecimento técnico-racional.
SOCIEDADE IDEAL (WEBER)
Como o encontro entre os homens e os valores aos quais eles se vinculam e os quais articulam de modos distintos no plano subjetivo.
As ciênciassociais, que Weber chama de ciências da cultura, são vistas como a possibilidade de captação da interação entre homens e valores no seio da vida cultural (captação da ação social)
Para Weber, como a realidade é infinita, apenas um fragmento de cada vez pode ser objeto do conhecimento. O “todo” (a sociedade) que supostamente pesaria sobre as partes (os indivíduos) é incompreensível se for tratado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Código de Hamurabi
  • O Código de Hamurábi
  • código de hamurabi
  • codigo de hamurabi
  • Codigo de hamurabi
  • Código de hamurábi
  • Código de Hamurabi
  • Código de hamurábi

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!