02027527125

901 palavras 4 páginas
Materiais Explosivos

Um explosivo é uma substância ou conjunto de substâncias que podem sofrer o processo de explosão, liberando grandes quantidades de gases e calor em curto espaço de tempo. Com o calor, os gases se expandem e, se estiverem num espaço pequeno, a pressão exercida é enorme até chegar ao ponto de ruptura, com grande onda de choque.
No sentido muito amplo, é um material extremamente instável (metaestável) que se pode decompor rapidamente formando produtos estáveis.

Os explosivos podem ser classificados de diversas formas.
Duas formas muito comuns de os classificar são as seguintes:
Constituição
Heterogêneos - constituídos por matérias que, separadas, não têm características explosivas (ex: pólvora, anfos)
Homogêneos - constituídos por um composto químico com fórmula definida e autosuficiente do ponto de vista da reação (ex: TNT, nitrocelulose, nitroglicerina)
Mistos - explosivos químicos com adição de outros compostos que melhoram ou alteram as suas propriedades (ex: dinamite)
Aplicações
Iniciadores - explosivos muito sensíveis, usados em detonadores.
Reforçadores - usados quando o explosivo principal seja demasiado insensível para garantir a ignição pelo detonador. Mais sensíveis e menos potentes que o principal, e menos sensíveis mas mais fortes que os detonadores.
Balísticos - usados em munições ou para criar um efeito de deslocamento. Mais lentos.
Ruptura - explosivos com uma detonação forte o suficiente para causar a ruptura dos materiais em vez do arrastamento. Mais rápidos.
Incendiários - cuja principal função é aumentar a temperatura ou causar que o seu redor entre em combustão.
Pirotécnicos - como os usados no fogo-de-artifício. Muito barulho, muita luz. Podem ser misturados a diferentes compostos químicos como Mg, Ca, Ba e P para criar efeitos coloridos.
É comum reduzir esta segunda forma para Altos Explosivos e Baixos Explosivos, seguindo de perto a bibliografia de língua inglesa (High Explosives and Low

Relacionados