0200238722003

1811 palavras 8 páginas
Tratamento Dietético/Comportamento alimentar O tratamento da obesidade é complexo, multidisciplinar e envolve mudanças dos hábitos alimentares, exercícios físicos regulares, tratamento medicamentoso, cirurgia da obesidade e acompanhamento psicológico.
A escolha do tratamento irá depender do grau de obesidade e de morbidade associadas a doença.
A faixa de IMC entre 25 e 29,9 kg/m2 é considerado como sobrepeso. O grau de obesidade I engloba indivíduos com IMC entre 30-34,9 kg/m2;obesidade grau II com IMC entre 35-39,9 kg/m2 e acima de 40,0 kg/m2 obesidade mórbida . Quanto maior o grau de excesso de peso, maior a gravidade da doença. Tratamento Dietético da Obesidade
Mais do que a redução do peso, o tratamento dietético da obesidade deve visar mudanças de hábitos alimentares que devem ser mantidos por toda a vida. Dietas muito restritivas, artificiais e rígidas não permitem adesão satisfatória ao tratamento.
Um planejamento alimentar individualizado, flexível que objetive reeducação, garante o sucesso a longo prazo.
Os objetivos da alimentação adequada nos tratamentos de redução de peso são:
- Permitir balanço energético negativo para alcançar o peso saudável
- Reduzir a ingestão de calorias sob a forma de gordura, mudar o consumo de gorduras saturadas para insaturadas e reduzir o consumo de gorduras hidrogenadas.
- Aumentar a ingestão de frutas, verduras ,legumes, cereais integrais
- Reduzir o consumo de açúcar e farináceos
- Reduzir a ingestão de sódio. Qualquer planejamento alimentar para a redução de peso tem que levar em consideração, além da quantidade de calorias, as preferências individuais do paciente, poder aquisitivo, estilo de vida e as necessidades energéticas para a manutenção da saúde.

Farmacológico

Obesidade ocorre, invariavelmente, quando a ingestão de energia excede o gasto e o seu tratamento depende da criaçäo de um balanço negativo de energia. A abordagem farmacológica é uma alternativa que pode, em alguns

Relacionados